Bagagem na bicicleta

Saiba escolher os modelos de alforjes adequados para cada tipo de viagem

Publicado em 14 de março de 2011 às 8:15

Texto e colaboração de Paulo de Tarso – Sampabikers

Cada vez mais um grande número de aficionados pela bicicleta aproveita os finais de semana ou as férias para fazer uma viagem de bike de forma autosuficiente, isto é levando tudo o que vai precisar durante a viagem.

Em vez das mochilas – que cansam, provocam dores nas costas e aumentam a desidratação – a melhor forma de levar a bagagem sem sombra de dúvida são os alforjes, aquelas bolsas laterais que vão propriamente acomodadas no bagageiro traseiro.

No Brasil, o mercado oferece vários modelos, com destaque para as três marcas: Solid Sport, Deuter e Topeak, que são os três melhores em minha opinião.

Todas as marcas oferecem vários modelos, variando principalmente o tamanho. A escolha do modelo ideal vai depender do volume da bagagem do cicloturista.

Para determinar a bagagem correta é importante que um excelente planejamento seja feito com antecedência. Levar somente o necessário é fundamental, pois quanto mais leve sua bike melhor.

Dependendo da viagem, da quantidade de dias ou do tipo do lugar a ser visitado será necessário fazer uma combinação no uso de alforjes com a bolsa de guidão ou mesmo a inclusão de um outro alforje para aumentar a capacidade total de volume.

O grande segredo para um bom alforje é a forma de fixação na bike e o peso. Ele deve ficar firme para agüentar buracos e não cair e ser fácil de colocar e retirar do bagageiro. A instalação não deve levar mais do que um minuto. Se tiver muita coisa para amarrar não recomendo. Após vários dias na estrada, essa dificuldade pode irritar até os mais calmos.

Outro fator importante que deve se levar em conta é a proteção contra a chuva. Muitos modelos já vem com uma capa de proteção extra e outros mais modernos – e também mais caros – vem com costuras seladas e dispensam o uso dessas capas.

Pessoalmente não gosto de utilizar alforjes nas rodas dianteiras, pois acho que atrapalha muito a dirigibilidade da bicicleta. Então prefiro utilizar bolsas de guidão. É uma opinião pessoal. Mas para viagens muito longas, onde tem que se levar tudo – isso inclui comida e barraca – aí talvez não tenha jeito. A montagem ideal que recomendo é como utilizo em minhas viagens, veja a foto:

Fique atento que em algumas marcas, como a Topeak, a fixação e encaixe só é possível nos bagageiros da própria marca.

Por mais modernos que sejam os alforjes é importante separar as roupas em sacos plásticos. Para quem tem uma melhor disponibilidade existe até equipamentos apropriados para tal finalidade como os sacos estanques da marca australiana Sea toi Summit (www.seatosummit.com.br).

Uso urbano

DEUTER – Rack Top Pack

É leve e fácil de montar em praticamente qualquer bagageiro. Possui um grande compartimento principal além de dois bolsos laterais, bolso para garrafa, alça para o Safety Blink, etiqueta refletiva 3M e alça para carregar.

Peso: 550g
Capacidade: 10 litros
Dimensões: 22 x 24 x 30 cm

DEUTER – www.deuter.com.br

SOLID SPORT – HJ2 Quick

Bolsa com engate rápido para bagageiro da bicicleta fabricada em nylon 600. Fácil de tirar e pôr na bike. O zíper abre em toda a volta para acesso fácil ao interior da bolsa. Bolsos internos e externos ajudam a organizar a bagagem. Alça de mão e tiracolo. Fita refletiva, capa de chuva. Vem com todos os acessórios para instalação do rack de engate.

Peso: 900g
Capacidade: 11,4 litros
Material: Deuter-HexLite-210/ Deuter-MicroRip
Dimensões: 38 x 20 x 15cm

SOLID SPORT – HJ1

Alforje fabricado em nylon 600gr, fixado sobre o bagageiro com fitas compressoras e velcro. O zíper abre em toda a volta para acesso fácil ao interior da bolsa. Bolsos externos ajudam a organizar a bagagem. Espaço para garrafinha de água. Alça de mão e fita refletiva.

Peso: 450g
Capacidade: 10 litros
Dimensões: 30 x 22 x 15cm

SOLID SPORT – www.solidsport.com.br

TOPEAK – MTX TRUNK DRYBAG

À prova d´água, com proteção para vibrações e queda. Tem divisões de compartimento.

Peso: 930g
Capacidade: 12,1 litros
Dimensões:38 x 24 x 26 cm

TOPEAK – www.topeak.com

Para viagens

Deuter DS Rack Pack LR

Modelo: BR32738
Peso: 1.150g o par
Capacidade: 32 litros o par
Material: Deuter-Duratex-500 Carbonite
Dimensões: 35 x 30 x 18 cm
Sistema: Ortlieb Quick Lock 1

Deuter DS Rack Pack

Modelo: BR32748
Peso: 1.480g o par
Capacidade: 48 litros (o par)
Material: Deuter-Duratex-500 Carbonite
Dimensões: 45 x 35 x 19 cm
Sistema: Ortlieb Quick Lock 1

Alforje Solid Itália

Composto de duas laterais e parte superior ligados por zíper de engate. As laterais são removíveis e podem ser guardadas dentro da parte superior, virando uma mochila. Fabricado em cordura, tecido de altíssima resistência, impermeável, com zíper big e acabamento superior.

Peso: 2.5kg o par
Capacidade: 65 litros o par
Dimensões: Altura das bolsas laterais 30cm

Alforje Solid Post

Alforje traseiro em Nylon 420 PVC, espaço imterno sem divisórias, mais dois bolsos externos. Fitas compressoras para fixação no bagageiro.

Peso: 1kg o par
Capacidade: 23,5 litros o par
Dimensões: Altura das bolsas laterais 30cm

Topeak RX Trunk Bag DXP

Material: 600 Denier Polyester
Peso: 755g o par
Capacidade: 7,3 litros o par
Dimensões: 31 X 20,5 X 16~25 cm

De guidão

Um dos itens mais importantes para verificar é o sistema de fixação. É importante a bolsa sempre estar bem rígida e firme no guidão, para que em descidas ou terrenos acidentados ela não mexa no guidão ou caia para frente. Evite as bolsas que são fixadas com velcro.

Deuter Trail

Alforje para guidão com compartimento principal, bolso frontal com etiqueta refletiva 3M, porta-mapa e capa de chuva. É preso pelo sistema Klick-Fix, que permite fácil colocação e retirada.

Peso: 820g
Capacidade: 9 litros
Material: Deuter-Super-Polytex
Dimensões: 22 x 28 x 22 cm

Solid Basket

Fabricada em nylon 600gr, com engate rápido. Bolso externo frontal com zíper, mais dois laterais de “telinha”. Porta-mapa com velcro. Vem com ferramenta para instalação.

Peso: 700g
Capacidade: 8 litros
Dimensões: 26 x 13 x 24cm (altura)

Solid Moldada

Compacta porém espaçosa. Moldada em E.V.A. e recoberta por tecido de poliéster. Bolsos frontais para máquina fotográfica e celular. Porta-mapa removível. Presa ao guidão por cadarços reforçados com velcro. Alça na lateral para levar quando não estiver na bike. Bolso interno de telinha. Capacidade 3 litros (20 x 15 x 10 medidas internas).

Topeak Compact

Peso: 470g
Capacidade: 2 litros
Dimensões: 22 x 13 x 18cm (altura)

Topeak Tour

Peso: 670g
Capacidade: 5 litros
Dimensões: 25,5 x 18 x 23cm (altura)

Topeak Tour Guide DX

Peso: 670g
Capacidade: 7,7 litros
Dimensões: 27 x 21,5 x 26,6cm (altura)

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Assinar newsletter

Receba semanalmente tudo sobre bikes em seu e-mail.

Seu nome

Seu e-mail

Publicidade

Publicidade

Bikemagazine

Portal brasileiro criado em 2000 com notícias diárias do universo das bicicletas

Bikemagazine: Paixão pelo pedal

Todos os direitos reservados © É proibida a reprodução total ou parcial de textos e fotos sem autorização