Atletas do BMX de Paulínia buscam pontos na Argentina

HomeCompetições

Atletas do BMX de Paulínia buscam pontos na Argentina

A equipe de Bicicross de Paulínia teve quatro atletas convocados pela Confederação Brasileira de Ciclismo(CBC) para integrar o grupo de 14 pilotos que defenderão a Seleção Brasileira no Torneio Internacional “BMX Córdoba 2011”.

A equipe de Bicicross de Paulínia teve quatro atletas convocados pela Confederação Brasileira de Ciclismo(CBC) para integrar o grupo de 14 pilotos que defenderão a Seleção Brasileira no Torneio Internacional “BMX Córdoba 2011”.

Ebert Silva e Edson Marcos de Carvalho Júnior (Juninho) na categoria Elite Men e Hugo Ostetti e Mateus Furlan da Silva na Júnior Men representarão Paulínia e defenderão o Brasil na competição que reunirá mais de 400 pilotos entre os melhores  de 12 países das Américas do Sul, Central e do Norte.

A delegação brasileira embarca no dia 16 de fevereiro e disputa a prova no dia 18 de fevereiro em Córdoba, na Argentina, que soma pontos para o ranking olímpico da União Ciclística Internacional (UCI) para os Jogos Olímpicos de Londres em 2012.

Participam do torneio as seleções do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colombia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai , Venezuela,  Aruba e México.

Argentina, por correr em casa, pela tradição no bicicross e pelo retrospecto das mais recentes competições latino-americanas será o principal adversário do  Brasil no torneio, assim como a Colombia que cresce a cada ano nas disputas continentais.

CURRÍCULO DOS CONVOCADOS

Ebert, Juninho, Mateus (foto abaixo) e Hugo foram convocados como prêmio pelo desempenho apresentado nos últimos dois anos, sendo nomes cotados para representarem o Brasil nas Olimpíadas de 2012 e em 2016 no Rio de Janeiro. Ebert Silva é o atual campeão Paulista e foi terceiro colocado no Brasileiro de 2010 na categoria Elite Men (Principal).

Juninho é o atual vice-campeão paulista, campeão brasileiro de 2009, bicampeão da Copa Brasil de 2008 e 2009 e 10º colocado no ranking latino-americano da UCI na categoria Elite Men. Hugo Ostetti foi campeão latino-americano, brasileiro, paulista e regional de 2010 na categoria Júnior Men e lidera o ranking latino-americano da UCI. Mateus Furlan da Silva foi quarto colocado no Campeonato Mundial de Bicicross da África do Sul em 2010.

Copa Internacional em Paulínia

Cada vitória individual do País é importante para melhorar a posição do Brasil no ranking mundial da UCI para garantir a primeira participação de pilotos brasileiros de bicicross numa Olimpíada.

Na estreia da modalidade em Pequim, em 2008, o Brasil não conseguiu pontuação suficiente para ter representantes no torneio olímpico de bicicross.

“Os dirigentes brasileiros estão se empenhando para inserir cada vez mais nossos pilotos em provas internacionais de ponta, o que deixa o pessoal mais tarimbado e com chances concretas de conseguir vaga para as Olimpíadas”, afirmou o técnico da equipe Petrobras/Paulínia, Daniel Jorge.

Os quatro pilotos de Paulínia retornam ao Brasil na segunda, 21, para disputar em Paulínia, nos dias 25 e 26 de fevereiro, a Copa Internacional de Bicicross ao lado de mais 34 atletas da cidade e de toda Delegação Brasileira.

A competição terá a participação de pilotos dos mesmos países participantes do Torneio de Córdoba e serve também de pontuação para o ranking olímpico.