Ciclista paraolímpico é destaque no Torneio de Verão Tremendão

HomeCompetições

Ciclista paraolímpico é destaque no Torneio de Verão Tremendão

A partir do dia 23 de feveiro, o ciclista da equipe Memorial/Prefeitura de Santos será um dos destaques no Torneio de Verão Tremendão de Ciclismo, disputa em etapas na Baixada Santista, válida pelo ranking nacional, que reunirá os melhores ciclistas do País.

Foto de Ivan Storti

Vice-campeão mundial de Paraciclismo, Lauro Cesar Mouro Chaman gosta de competir entre os ciclistas da elite e vem garantindo grandes resultados. Foi assim na Copa América 2011, subindo ao pódio, e com o título paulista Sub-23.

A partir desta quarta-feira (dia 23), o atleta da equipe Memorial/Prefeitura de Santos será um dos destaques no 25º Torneio de Verão Tremendão de Ciclismo, disputa em etapas na Baixada Santista, válida pelo ranking nacional, que reunirá os melhores ciclistas do País.

Com uma atrofia na perna esquerda, Lauro não deixa nada a desejar, comparado aos atletas da elite e mostra confiança.

“Quero competir bem, ajudar a Memorial a brigar pelo título, ainda mais que o Torneio termina em Santos, sede da nossa equipe”, afirma o competidor de 23 anos, que no dia 8 de março embarca para a Itália, onde disputará o Mundial de Paraciclismo em pista, nas provas de km e perseguição.

“O Torneio será muito importante, um último estágio antes do Mundial. Quero competir bem”, disse Lauro, que atuará como um dos “sprinters” da equipe santista, ao lado de Diego Ares e do experiente Marcos Novello. “O Lauro vem evoluindo bastante”, afirmou o diretor-técnico da equipe, Cláudio Diegues.

“Fizemos testes e a atrofia gera 30% menos de força que a perna normal. Mesmo com essa deficiência, ele se supera na raça”, acrescentou Diegues, destacando que o encurtamento de uma perna para a outra é de três centímetros.

O dirigente acredita numa boa atuação de sua equipe. “Apesar de ser um time bem jovem, confio na vontade da molecada em conseguir seu espaço no ciclismo. A Vuelta do Chile deu uma maturidade grande, principalmente ao Renan Mailia, Rafael Buongermino e Iago Marinelli”, falou Diegues, também destacando Flávio Cipriano. “Ele também pode surpreender em algum sprint, apesar de estar se preparando para o Brasileiro de Pista e o Panamericano de Medellin.

A PROVA

O Torneio de Verão Tremendão de Ciclismo terá cinco etapas, uma por dia, até domingo e todas a partir das 7h30. As duas primeiras provas serão no Campo da Aviação, em Praia Grande. Na sexta-feira, os ciclistas competem na Av. D. Pedro, em Guarujá. No sábado, estarão no Centro de Itanhaém e a decisão será na Av. Mario Covas (Portuária), em Santos.

As categorias elite feminina e a sênior têm largada às 7h30, com uma hora de duração. A elite masculina começa 8h40, com duas horas de prova, e na sequência a open e a júnior, também com uma hora de pedalada.

Mais informações no site oficial www.lsciclismo.com.br