Restauração Hermes Sport 1959

HomeVintage

Restauração Hermes Sport 1959

O Elo Perdido: A impressionante história de relíquias da década de 50 que nunca rodaram

Texto de Marcelo Afornali

Comprei esta bicicleta Hermes Sport, de 1951, em setembro de 2007. Essa verdadeira relíquia ficou guardada durante mais de 50 anos em uma antiga loja do interior de Santa Catarina, que fechou em meados dos anos 70 pelo falecimento do proprietário. A bike ficou armazenada junto com quatro outras bicicletas esperando por ansiosos colecionadores, que surgiriam mais de três décadas depois.

Um amigo de Santa Catarina, Valtencir Schimidt, localizou a loja e comprou dos filhos “à porta fechada”, sem mesmo ver o que estava lá estocado, apenas tendo uma pequena noção das peças que lá estavam.

Ao recolher o material, trouxe as cinco bicicletas.

Uma destas raridades e que hoje é de um colecionador de São Paulo, foi me vendida em outubro de 2005 e as outras ficaram estocadas, ainda no papel de fábrica.

Em setembro deste ano, Valtencir cogitou de vender todas as quatro bicicletas restantes, as quais rapidamente por meu intermédio, surgiram o devido interessado e que logo efetivou o negócio, hoje sendo este, detentor de quatro bicicletas novas e sem uso, todas do início dos anos 50 e embaladas em seu papel original de fábrica.

O exemplar em questão, ou seja, a quinta bicicleta, eu adquiri pelo modelo e pela cor, que sempre me agradaram. Era o famoso verde-menta, que inclusive era desconhecido no meio das bicicletas antigas como cor original da marca Hermes.

O modelo em questão somente foi desembalado, passou por higienização e foi montada de acordo com o original, pois a graxa ainda encontrava-se em perfeito estado.

Suas peças são diferentes do modelo comum (passeio-básico), inclusive a caixa de ferramentas é diferente de outros modelos Hermes Sport, sendo com a lateral em baquelite, tipicamente conhecida como caixa de Husqvarna.

Outro item, é o selim, que não é da marca Patent’s, e também o cobre-corrente no modelo da bicicleta Husqvarna, que eram os diferenciais dos modelos, séries e anos de fabricação.

Nota-se também, que os aros são ingleses e pintados, sendo adaptados para o padrão sueco de fabricação, de 36 furos.

Este é um exemplo de bicicleta perfeita, nova e intacta e que deve permanecer assim, já que seu estado geral, mesmo depois de mais de meio século, é surpreendentemente espetacular.

FICHA TÉCNICA

Marca: Hermes
Modelo: Esporte aro 28 – Zero KM, nunca rodou
Pintura: Original de fábrica
Ano: 1951
Origem: Suécia
Proprietário: Marcelo Eduardo Afornali – Curitiba – Paraná – Brasil
Acessórios: Farol Enwell Aero, Cubo dianteiro/ferramenta/pedais Nyman, Cavalete Trygg, Cubo contrapedal Perry, Selim Bromwell, Refletor God. Jusm AK, Caixa de ferramentas lateral em baquelite com os acessórios (pano de limpeza e caixa de reparos Trelleborg), Punhos ABC suecos em plástico, Aros Dunlop ingleses de 36 furos