Restauração Humber 1949

HomeVintage

Restauração Humber 1949

A restauração dessa bibicleta inglesa que é uma verdadeira jóia de família

Colaboração de Marcelo Afornali

Era uma vez, uma bicicleta dos anos 40 que foi usada como dublê de BMX! Acreditem se quiser, mas estou falando dessa Humber 1949. Mas, antes disso, tenho que contar um pouco das histórias antigas da bike.

Comprada na década de 70 por intermédio de meu pai, essa Humber encontrava-se toda original, inclusive com os pneus de fábrica.

Uma tia aprendeu a andar com esta bicicleta e, depois de alguns anos, meu avô (João Rangel Filho – in memorian) acabou comprando-a e mais tarde repassou-a para minha mãe, (Isto foi no início dos anos 80 – negócios de família) que a manteve por mais de duas décadas.

Desde garoto convivo com esta Humber e muitas das minhas peripécias foram sobre ela e, justamente por isto e pelas nossas histórias, tenho um carinho especial pela bike. Posso afirmar que é a ela que tenho maior estima entre todas as minhas bicicletas.

Lembro saudosamente que na época do bicicross uma bike desse naipe era muito cara e eu retirei os páralamas da Humber para ficar mais leve. Assim eu podia praticar o BMX e saltar barrancos e andar no barro com a bicicleta, escondido de minha mãe D. Mariza Rangel Afornali (foto).

Anos depois, esta bicicleta foi reformada com pintura similar à original por uma questão de cuidado e estética, já que era uma peça de uso diário de minha mãe.

Como esta foi a bicicleta de minha adolescência, juntamente com uma Manchester inglesa (que está na família até hoje), fiz questão de comprá-la de minha mãe, prometendo a ela que não a venderia, restaurando-a futuramente por ser uma peça de família.

Infelizmente em dezembro de 2005 minha mãe faleceu e não pode ver sua bicicleta pronta, mas minha palavra valeu mesmo depois de sua perda.

Por uma questão de família.

Espero um dia passá-la com orgulho aos meus filhos ou até, quem sabe, aos meus netos se me for permitido. Direi para eles que nela andaram algumas das pessoas que mais amei nesta vida e que hoje, apenas restou a bicicleta como parte desta memória…

“Mãe, muito obrigado pelo seu exemplo de vida e honestidade. Mãe, aqui está sua bicicleta! Perfeita e em estado de nova, conforme prometi que iria fazer”.

DADOS TÉCNICOS:
Marca: Humber
Modelo: Cob Ladys 311
Ano: 1949
Acessórios: Cubo traseiro com freio contrapedal e corrente Perry, aros Raleigh Industries, selim Brooks B’66, caixa de quarto de corrente, bomba Dunlop, refletor/campainha Lucas, flâmula original da época, bolsa original Raleigh Industries, pneus brancos e cavalete lateral original.