Restauração Peugeot PC8

HomeVintage

Restauração Peugeot PC8

Confira as imagens antes e depois da restauração de uma Peugeot modelo PC8 de 1950

Texto e fotos de Marcelo Afornali

Em maio de 2006 conheci Sidney Martins, na época proprietário dessa Peugeot, num encontro de antigos na Estação da Luz, em São Paulo.

Conversamos um bom tempo, trocamos informações e, por fim, Sidney confidenciou que estava disposto a vendê-la. De imediato considerei uma referência em termos de originalidade.

Havia vários interessados nesta peça e mantive um contato direto com o proprietário durante quase um ano, até que todos os possíveis compradores esgotassem suas propostas, até que em março de 2007 acabamos efetuando a transação e a bicicleta foi-me entregue exatamente como havia conhecido naquele local.

Seria necessário um trabalho especial para o resgate de sua originalidade, já que no estado geral, suas peças eram muito boas, mas algumas não encaixavam-se no catálogo (foto).

Após desmontar a bicicleta, a primeira coisa que fiz foi substituir os velhos aros de madeira da marca Fecchio (nacionais) por um par de aros de madeira Duraleau franceses, novos e sem uso (700 X 28).

Apesar de não serem os originais da marca Menal, eram acessórios que equipavam estas bicicletas na década de 40/50 e, por este detalhe, poderiam sem aplicados ao conjunto sem destoar do original.

As partes de alumínio e cromo também receberam tratamento especial, sendo as cromadas refeitas no exato padrão original e as de alumínio polidas como vinham de fábrica.

O farol e dínamo Soubitez não estavam mais no conjunto e, por sorte, o amigo e colecionador Aramis de Macedo Secundino possuía este exemplar (novo e sem uso) e cedeu gentilmente para que fosse aplicado à bicicleta.

O câmbio que equipava originalmente a peça era o famoso Simplex, tipo TDF (Tour de France), e também havia sido substituído há muitas décadas por um modelo chamado Super Champion. Consegui fora do Brasil com um amigo o modelo original para reconstituir o padrão de fábrica.

Por fim, praticamente foram cinco meses de trabalho para resgatar a história e a originalidade deste veículo, pois a idéia central é manter o máximo da bicicleta em termos de originalidade.

Leva-se em conta também, que sua pintura possui todos os traços originais e, que por mais apagados pelo tempo, seu valor está exatamente nisso: na originalidade, que é infinitamente superior à restauração, por melhor que seja o trabalho realizado.

Tudo que faltava nessa bike veio de fora, como os pedais, câmbio, pneus de época, aros de madeira, campainha, selim, ferramentas e tudo que necessitava para completá-la. A bike ficou show de bola!

FICHA TÉCNICA

Marca: Peugeot
Modelo: PC 8 – 4 velocidades – Original de fábrica
Ano: 1950
Origem: França
Proprietário: Marcelo Eduardo Afornali
Cidade: Curitiba – Paraná, PR – Brasil
Acessórios: Farol e dínamo Soubitez, Lanterna traseira Jopiso, Aros de madeira Duraleau, Câmbio Simplex TDF, Cubos em alumínio originais, Bomba de ar Radieuse, Selim Imperial, Freios Beborex Sport, Catraca Atom, Campainha Le Melior (S.G.D.G), Pedais Lyotard, Pneus Pirelli Stella bicolores (700 X 32), Bolsa de ferramentas Velobel, Ferramentas originais Mafac/Michelin, Flâmula de época