Restauração Triumph 1947

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Restauração Triumph 1947

Uma rara bicicleta inglesa dos anos 40 da famosa marca de carros e motos

Por Marcelo Afornali

Em dezembro de 2003 surgiu a oportunidade de adquirir uma bicicleta que eu não conhecia até então.

Tratava-se de uma Triumph inglesa, mais precisamente um modelo de bicicleta desta famosa marca britânica que produziu em larga escala motocicletas, automóveis e outros veículos que neste período foram a febre de mercado por sua qualidade invejável.

Coincidentemente foram adquiridas da mesma pessoa duas unidades iguais, sendo diferenciadas apenas no estado de conservação e na numeração do quadro, que não chega a 350 unidades.

A bicicleta que preservava sua originalidade e integridade em perfeitas condições foi mantida assim e o outro exemplar em questão, optou-se por restaurar, pois apesar do bom estado, infelizmente não tinha mais a pintura nem a cromagem de fábrica.

Com um exemplar original na mão e como guia, foi fácil redesenhar toda a pintura e filetagem da bicicleta bem como os decalques da mesma, que deram um trabalho fora do comum para serem refeitos, tudo isto dentro do padrão original.

Os pára-lamas foram recuperados perfeitamente, aros foram recromados, cubo também e algumas peças que não estavam de acordo como catraca, eixo central e pedais foram colocados novos, sendo o eixo e a catraca originais e o pedal novo e reposição de época.

Tudo foi refeito de acordo com o que caracterizava o original, sempre mantendo ao máximo as características básicas, detalhes e até mesmo os defeitos que o modelo possuía, pois restauração significa manter características e detalhes e neste caso, deve ser levado a risca, ou seja, levado a sério!

“Modificar, alterar ou até mesmo melhorar um modelo que se procura restaurar está fora de cogitação, pois afetará a característica de sua concepção e a história comercial e industrial da época em questão!”, esse era meu mote.

Para finalizar, a cor foi escolhida em preto como a original e o couro do selim foi moldado no modelo do que ali estava, complementando o conjunto. Após praticamente 8 meses de trabalho, o resultado foi assombroso e o grau de sucesso desta restauração chegou aos 100%!

Uma das características marcantes desta bicicleta, são os pára-lamas que se diferenciam das outras inglesas pelo formato quadrado, dando um charme a mais no veículo, principalmente com o detalhe da filetagem em dourado que ressalta a sobriedade dos ingleses.

Como curiosidade, os automóveis desta marca também possuíam o mesmo desenho de pára-lamas e graças a isto, eram chamados carinhosamente de “Galocha”.

Mais uma curiosidade: Descobri que mais duas bicicletas desta marca existiam, sendo uma na cidade de São Paulo e a outra em Goiás. Até agora somente tenho notícia destes quatro exemplares, sendo que dois estão em minha posse.

FICHA TÉCNICA

Triumph Cycles & Co Ltd – Nottingham, England, ano 1947.
Acessórios: Pedal Standard inglês, cubos ingleses Brampton, selim Dunlop, catraca Villiers e corrente The Coventry.