Avaliação física

HomeReportagem especial

Avaliação física

Professor explica como são realizados os testes

Os internautas que acompanham minha coluna há algum tempo estarão mais familiarizados com alguns termos que utilizarei, mas se você que está lendo pela primeira vez tiver alguma dúvida, basta escrever que responderei com certeza. No artigo de hoje vamos falar um pouco sobre como são realizados os testes numa avaliação física.

Foto ilustrativa

Numa avaliação pode se testar um grande número de capacidades e qualidades físicas e hoje eu vou explicar a vocês como se avaliam as mais utilizadas no ciclismo, que são: Potência aeróbia, Potência anaeróbia lática e alática.

É claro que existem vários protocolos, ou seja, vários tipos de testes porém vou citar os mais utilizados na minha clínica com o pessoal que passa por lá afim de avaliar a sua performance.

Potência aeróbia:

O teste de potência aeróbia é um teste no qual o indivíduo deve pedalar durante um tempo que inicialmente está previsto para 6 minutos numa carga pré-estabelecida que varia de acordo com a condição física do avaliado, seja ele atleta ou sedentário.

A cada minuto a sua freqüência cardíaca é anotada e a freqüência atingida no quinto e sexto minutos é somada e dividida por dois e o resultado é colocado numa tabela chamada “nomograma de Astrand” e o VO2 max é expresso em litros por minuto.

Existe uma variação desse teste que segue basicamente o mesmo princípio, porém são utilizadas 3 cargas, uma de aquecimento e duas para o teste propriamente dito. A carga é aumentada a cada 4 minutos, no nomograma é colocada a frequência máxima obtida no teste, pois não é todo indivíduo que consegue suportar os 12 minutos previstos nesse protocolo.

Potência anaeróbia lática e alática:

Foto ilustrativa

O teste de potência anaeróbia é o famoso teste de Wingate, ele serve para se avaliar a potência e a resistência anaeróbia do indivíduo.

A carga do teste também varia de acordo com a condição física do avaliado, onde deve ser aplicada uma carga de 10% do peso corporal para homens atletas, 7,5 % para homens não atletas e mulheres atletas e 5% para mulheres não atletas.

Portanto quanto mais pesado for o avaliado maior será a sua carga nesse teste, ele é realizado numa bicicleta ligada a um software que instantaneamente imprime um gráfico do teste realizado.

O teste dura 30 segundos e o avaliado deve pedalar na máxima velocidade possível e tentar manter o ritmo inicial, eu disse tentar, pois é quase impossível manter o ritmo do início porque a carga realmente é bem pesada mas nos dá uma exata medida da condição anaeróbia do avaliado principalmente de ciclistas, por se tratar de um teste específico de bicicleta.

Bem pessoal, por enquanto é isso o que tenho para vocês, qualquer dúvidas me escrevam pois terei o maior prazer em lhes responder.

Um abraço a todos e até o próximo artigo,

Prof. Marcelo Hendel

Esses e outros testes estão à disposição dos interessados na: www.vm3.esp.br