Copa Pedal Leve: Luciano Silva vence no Circuito da Montanha

HomeCompetições

Copa Pedal Leve: Luciano Silva vence no Circuito da Montanha

Luciano Silva, de Mairinque, e Roseli de Souza, de Ribeirão Pires, foram os mais rápidos na abertura da Copa Pedal Leve de Mountain Bike. A prova foi realizada no dia 3 de abril no Ski Mountain Park, em São Roque.

A Estância Climática de São Roque, a 50 km de São Paulo, recebeu no domingo, dia 3 de abril, a etapa de abertura da Copa Pedal Leve de Mountain Bike. O evento foi realizado no Ski Mountain Park e contou com a presença de mais de 500 pessoas, entre ciclistas, familiares e entusiastas do mountain bike.

Fotos de João Evangelista

Mais uma vez, a maratona percorreu o já famoso Circuito da Montanha, que nessa edição teve 26 km para as categorias Pro e 20km para as categorias Sport e PNE. A vitória na geral foi o atleta da Sub-40, Luciano da Silva (Mundial Bikes-Sorocaba), de Mairinque, que percorreu o trajeto da Pro em 1h04min23s. Entre as mulheres da Pró, a vitória foi de Roseli de Souza, de Ribeirão Pires, com o tempo de 1h26min28s.

O evento contou também com a categoria Kids, com uma corrida realizada antes da prova das categorias principais, que largaram pontualmente às 10 horas. O pelotão foi conduzido inicialmente por motociclistas batedores, entre eles estava o famoso Juca Bala, dono de títulos importantes em grandes eventos internacionais (inclusive no Paris-Dakar e Rali dos Sertões), e seu filho Renan Rodrigues.

A PROVA

Após a chuva da noite, o dia amanheceu com temperatura bastante agradável e com céu nublado e sem chuva, com condições perfeitas para a prova. O solo, arenoso e pedregoso, assentou a poeira e tornou a prova bem veloz.

Nos primeiros quilômetros, havia pouca subida e predominaram as descidas alucinantes que levaram os ciclistas até o município vizinho de Araçariguama. A parir daí, as longas descidas deram lugar aos trechos planos, com subidas e descidas curtas e moderadas. No km 14 os ciclistas encontraram o primeiro ponto de hidratação e puderam contar com o pessoal de apoio que distribuía copos com água.

Luciano Silva

Logo após a cachoeira, no KM 17, houve a separação das categorias, onde o pessoal da Turismo e PNE seguiu para enfrentar o temido Morro do Tião, enquanto os demais ciclistas partiram para as trilhas, ponto alto da prova, segundo a grande maioria dos competidores. Foram dois trechos de trilhas sem grandes dificuldades técnicas, mas muito bonitas e cobertas pela mata nativa.

Saindo da primeira e maior a trilha, os atletas passaram por um trecho de estradão e pelo Downhill da Torre, trilha em descida de 340 metros de extensão e com uma diferença altimétrica de 41 metros de altura.

Os ciclistas Pró e Sport se juntaram novamente e partiram para o trecho com maior exigência física da prova, o duríssimo Morro do Tião, que levou os competidores de volta ao alto do morro onde está situado o Ski Mountain Park.

No fim, a chuva chegou para refrescar os competidores durante a premiação, que mais uma vez foi realizada com agilidade e antes do horário previsto.

RESULTADOS

OS CINCO PRIMEIROS DA GERAL PRO

1 Luciano Silva – Pro Sub-40 – 1:04:23 Mairinque / SP Mundial Bike
2 Marcos Roberto Ap Souza – Pro Sub-30 – 01:04:30 Morungaba / SP Ciclo Aventura / Endurance Team
3 Ernesto Chanes Filho – Pro Sub-40 01:05:47 Sorocaba / SP Mundial Bike
4 Adevilson Ferreira Almeida – Pro Sub-30 01:06:47 Santana de Parnaiba – SP Moco Bike
5 Osvaldo Jose Dos Santos – Pro Sub-50 – 01:07:36 Sao Paulo SP Ciclo Ravena

Mais informações, resultados completos e fotos no site www.pedalleve.com.br