Dicas para disputar (e terminar) uma maratona de MTB

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Dicas para disputar (e terminar) uma maratona de MTB

Marcio Ravelli ensina o caminho das pedras para provas longas

 

O sonho de todo bom corredor de rua é participar, e terminar bem, uma maratona. No universo do mountain bike, esse sonho não é diferente. Participar de provas longas é o objetivo maior de todo bom biker.

Em agosto de 2003 a UCI (União Ciclística Internacional) organizou pela primeira vez o Campeonato Mundial de Maratona de Mountain Bike, em Lugano, na Suíça, que teve como campeão o atleta daquele país Thomas Frischknecht.

O objetivo de uma corrida extensa como uma maratona de mountain bike é testar a resistência dos competidores em condições extremas. E provas de grande extensão têm crescido bastante na Europa e Estados Unidos.

A Maratona Des Dolomites foi criada na Itália em 1987 e reuniu apenas 167 competidores para percorrer 175 km de montanhas. No ano 2000 eram 7 mil participantes e em 2003, os participantes eram mais de 8 mil.

DICAS DO CAMPEÃO

O paulista onze vezes campeão brasileiro de mountain bike, Marcio Ravelli,  dá algumas preciosas dicas para os internautas do Bikemagazine.

Experiência é o que não falta para o piloto. Acompanhe as dicas de Marcio Ravelli para se dar bem em provas longas.

Marcio Ravelli

Treinamento
Recomendo pelo menos dois meses de treino para qualquer pessoa que deseja participar e terminar uma prova longa. Eu sugiro treinos com quilometragem de até 40% acima da extensão da prova. Em provas com duas etapas, escolha sempre a quilometragem do dia mais longo para se basear. É necessário que o ciclista faça bastante quilometragem para habituar o corpo às condições que vai enfrentar na prova. Ciclistas iniciantes (1-2 anos no mountain bike) devem começar a treinar pelo menos com 4 meses de antecedência à prova.

Deve-se tomar o cuidado para evitar lesões musculares. A intensidade não é o mais importante no início do treinamento. Comece sempre gradualmente e vá aumentando as quilometragens. Na semana da prova o atleta deve descansar bastante e no máximo deverá fazer alguns giros e tiros até a quarta-feira. Na quinta e sexta-feira, a ordem é descansar para chegar bem no dia da prova.

Simulação
Uma boa idéia é fazer treinos simulados. São treinos o mais parecido possível com a prova real que você vai encarar. Assim, para participar de determinada Maratona, o ideal é fazer um treino simulado de dois dias de treino seguidos (um final de semana, por exemplo) com a distância, o terreno, o horário e o relevo bem parecido com a prova.

Não adianta fazer a simulação em temperatura fria e chuvosa para quem vai correr uma prova no Nordeste brasileiro, por exemplo. Quanto mais próximo dessas condições for o treino simulado , melhor. Procure treinar com a mesma roupa, capacete, equipamentos, mochila e tudo o mais que você pretende usar na prova de verdade. Quanto mais parecido, melhor.

Hidratação
Provas longas disputadas em terrenos duros e com altimetria desafiadora consumem muito o atleta. Esteja preparado. A hidratação deve começar dias antes da prova. Beba bastante água e também isotônicos. Uma opção é beber água adicionada à Maltodextrina, que é carboidrato na forma líquida e vai aumentar as reservas de glicogênio no músculo. Na véspera da prova o isotônico deve ser deixado de lado e a hidratação continua somente com água, pois o sódio e outros sais podem interferir no desempenho durante a prova.

Alimentação
A alimentação da semana de prova deve ser à base de bastante carboidratos (massas, arroz, batatas, frutas, sucos). As proteínas de origem animal devem ser evitadas nos dias anteriores à prova e as fibras também, pois essas fibras estimulam o funcionamento do intestino e, com a tensão da prova, é comum ciclistas terem vontade constante de irem ao banheiro.

Equipamento
Eu utilizo uma bike full suspension (Scott Spark) com trava na suspensão dianteira e multi-regulagem na traseira e acredito que este tipo de bike leva muita vantagem nesta modalidade de prova. Ele me dá todo o conforto necessário e, ao mesmo tempo, tenho todas as vantagens de uma bike rígida.

É essencial que a bike esteja em excelentes condições de uso com tudo revisado e funcionando perfeitamente. Recomendo o uso de pneus bem novos e com cravos. Pneus do tipo slick e semi-slick podem causar problemas em meio a tantas pedras, especialmente em terrenos pedregosos.

Manutenção
Em provas por etapas, assim que terminar o primeiro dia, o atleta tem que se preocupar em deixar a bike em ordem para a manhã do dia seguinte. Eu recomendo que cada ciclista tenha uma pessoa de confiança (amigo ou parente) que faça a manutenção da bike. O competidor estará cansado e vai precisar se recuperar.

Basicamente a bike deverá ter a relação lavada e lubrificada, especialmente em regiões ricas em minérios corrosivos. Outros pontos a serem checados é o estado dos pneus (verificar se não há cortes), o aperto dos raios e o funcionamento de freios e câmbios. Na hora de lavar a bike qualquer torneira serve. Já lavei bikes até no chuveirinho de quartos de hotel. Para profissionais, a bike deve estar sempre limpa e brilhando na largada.

Comida e água
Em uma prova longa, sob forte calor e ritmo acelerado, nosso corpo não manda aviso quando vai faltar combustível. Ele simplesmente “apaga” de uma vez. Já vi isso acontecer muitas vezes. Portanto, o ideal é estar muito bem abastecido de água, isotônico e comida.

Eu levo uns 10 sachês de carboidrato em gel, banana passa e barras de cereais. Não espere nunca para ter fome ou sede e vá consumindo os alimentos e a água no decorrer da prova. Eu levo minha mochila de hidratação cheia de isotônico e água mineral eu levo na caramanhola. Prefiro levar a mais a ter que pedir para um adversário.

Pós prova
Após o primeiro dia de prova o piloto deve descansar o máximo que puder. Uma massagem profissional é o mais indicado, além é claro, dos alongamentos. Procure se informar com a organização do evento se há massagistas no local. A hidratação deve ser bem cuidada e os isotônicos podem ser consumidos à vontade. O jantar deve ser bastante rico em carboidratos. Massas caem muito bem. Relaxe e descanse bem.

Imprevistos
Eu sempre levo comigo uma chave de corrente, um manchão para reparos em pneus, duas câmaras de ar sobressalentes, um canivete multi-ferramentas e uma bomba de CO2, com três cilindros de refil.

Meu mecânico adapta em minha bike uma seringa com lubrificante, ligada a uma mangueira que quando acionada derrama óleo sobre a corrente. Assim, não preciso parar para lubrificar a corrente. É fácil de fazer e funciona bem.

Iniciantes
E por fim, Ravelli completa com uma dica para os que vão participar pela primeira vez de uma prova longa de maratona:

“O correto é imaginar que a prova vai ser bem mais dura do que você pode agüentar. Leve o dobro de comida e água que você imagina. Faça uma boa adaptação de treino e de clima. O calor e o relevo serão os maiores adversários de você em provas como essa. O uso de bons óculos são fundamentais para a proteção e conforto do ciclista. Eu recomendo o uso de luvas de dedos longos, pois protegem bem mais, se necessário molhe-as com água para refrescar as mãos”.

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PROVA
COMO É
CerapióDisputada no mês de janeiro, a largada se alterna entre o Piauí e o Ceará e o nome da prova muda conforme a largada: Cerapió ou Piocerá. São várias etapas. Participam também picapes, carros, jeeps e quadriciclos. Site: www.piocera.com.br
Power BikerRealizado pela Associação Sampabikers, a prova nasceu em  Passa Quatro (MG), no alto da Serra da Mantiqueira, mas também já foi realizada em Cunha e em 2011 em Caconde (SP). Tem percursos de diferentes dificuldades. O ponto forte da prova é a boa organização. Site: www.sampabikers.com.br
Desafio da MantiqueiraDura prova de um dia realizada em Campos do Jordão (SP), na Serra da Mantiqueira, desde 2001. Site: www.desafiodamantiqueira.com.br
Big BikerCampeonato com três etapas de provas de maratona realizados no Vale do Paraíba e também em Itanhandu (MG). Site: www.bigbiker.com.br
MTB 12 HorasNão é exatamente uma prova de maratona, mas é sem dúvida uma prova de resistência. A prova começa à meia-noite e só termina no meio-dia, 12 horas depois. Pode ser disputada na categoria Solo, Duplas, e equipes, inclusive equipes mistas. O evento serve como uma grande festa de confraternização de final de ano no mountain bike. Site www.sampabikers.com.br
Campeonato Brasileiro de MaratonaA Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) organiza todo ano uma etapa única do Campeonato Brasileiro de Maratona. O local e a data variam a cada ano. Site: www.cbc.esp.br
Desafio Estrada RealRealizado pelos mesmo organizadores da antiga Copa Internacional, a prova estreou no calendário em 2005 e é um grande sucesso que reúne mais de mil atletas. Site:
www.cimtb.com.br
Maratona dos CanaviaisProva com 100 km de extensão realizada nos canaviais da região de Ribeirão Preto pelos mesmos organizadores do Campeonato Interestadual de MTB. Site: www.tripadventure.com.br
Volta a SC em MTBUma das poucas volta de mountain bike por etapas no mundo válida pela UCI. É realizada cada ano em um local da bela Santa Catarina. Vale a pena se federar para enfrentar esse desafio. Geralmente tem entre 3 e 5 etapas no segundo semestre, normalmente no feriado do dia 12 de outubro. Site: www.ciclismosc.com.br
Brasil RideProva criada em 2010 pelo português Mario Roma no rastro da famosa Cape Epic e similares. Em 2010 foi realizada nas proximidades da Chapada Diamantina, na Bahia, e reuniu pouco mais de 200 competidores, inclusive estrangeiros. Site: www.brasilride.com.br
Maratona RavelliCriada pelo 11 vezes campeão brasileiro de cross country Marcio Ravelli, o campeonato tem três etapas e é realizado na região de Itu, terra natal de Ravelli. Site:
www.gpravelli.com.br

NO EXTERIOR

PROVA
COMO É
TransalpA prova é disputada nos Alpes e famosa pela incrível quantidade de subidas. São oito dias de prova e a competição atravessa vários países. Site: www.transalpchallenge.com
Cape EpicConsiderada a mais difícil e longa prova de mountain bike por que se tem notícia, é realizada na África do Sul desde 2004. São 900 km e muitas dificuldades no coração da selva africana. Virou febre entre brasileiros. Site: www.cape-epic.com