Restauração Enrique Ali 1979

HomeVintage

Restauração Enrique Ali 1979

Uma bike de pista feita sob encomenda na Argentina

Por Marcelo Afornali

Algumas bicicletas são especiais pela estima que temos e outras pela história de família, mas esta é pelo fato de ser especialmente construída para pista e, graças a isto, chamou-me tanto a atenção.

Tratava-se de uma bicicleta Enrique Ali dos anos 70 (1979 para ser mais exato) e que de tão bela e de fino acabamento, acabei comprando-a. Estava desmontada e guardada há muitos anos, ou seja, literalmente encostada.

O proprietário, um senhor que é muito conhecido em minha cidade (Curitiba, PR), havia comprado esta bicicleta há anos e continuava lá, encostada sem uso algum. Depois de muita conversa e amizade, findamos a negociação.

Ao fechar negócio com ele – o Sr. Renato Romeo, da Boutique do Ciclista, e um dos maiores atletas que o Paraná conheceu -, peguei as peças que lá estavam e trouxe tudo para casa. Mandei algumas peças em alumínio para o polimento e o quadro e garfo foi lavado e encerado aqui mesmo.

A qualidade das peças me chamou a atenção. Os cubos franceses Maillard são especiais para pista, os aros tubulares Cassola novíssimos, o selim Unicanitor italiano e, principalmente, o pedivela Zeus, especial de pista também. Realmente era algo impressionante e de uma qualidade ímpar.

Depois de montada, fui ao velódromo conferir o que ela era capaz e lá acabei por descobrir mais uma faceta da história daquela bike: Em 1979, um ciclista de sobrenome Brenner viajou para a Argentina para comprar um quadro e garfo especial para velódromo e, lá, pediu que fosse feita sob medida esta bicicleta pelo Sr. Enrique Ali, especialista no assunto e de tradição no meio ciclístico.

Dizem os conhecedores desta história que o pior foi atravessar com esta bicicleta como “contrabando” em plena ditadura militar e desviar o trajeto em várias cidades suspeitas para que ela chegasse inteirinha em Curitiba.

Por fim, este ciclista, exatamente aos 45 anos, sagrou-se em 1979 Vice-Campeão Paranaense da Categoria Pista, com esta belíssima bicicleta.

Dados técnicos:

Enrique Ali – Modelo pista
Acessórios: Pedivela Zeus pista 47D, Cubos Maillard especial com rosca dos dois lados 13D ou 16D, aros Cassola tubulares e selim Unicanitor Italiano.