HomeCompetições

Atleta de BMX de Paulínia fatura bronze no Pan de Bicicross

Vinícius de Almeida fica em 3º em competição na Colombia que somou pontos para o rankeamento olímpico

O piloto da equipe de Bicicross Petrobras-Paulínia  Vinícius Gomes de Almeida conquistou a medalha de bronze na categoria 16 anos masculino do Campeonato Pan-americano de Bicicross, disputado nos dias 14 e 15 de maio na cidade de Bello, na Colombia. A competição reuniu 529 pilotos de Colombia, Brasil, Equador, Argentina, Chile, Venezuela, Bolivia, Peru, Aruba, Curaçao, Porto Rico e México em mais de 30 categorias.

O Pan-americano de Bicicross da Colombia somou pontos para o ranking da União Ciclística Internacional(UCI) para os Jogos Olímpicos de Londres em 2012. Piloto revelado na Escola de Iniciação Esportiva e pertencente ao trabalho social da Equipe Petrobras/Paulínia, Vinícius Gomes de Almeida confirmou a grande fase no início desta temporada e sua trajetória vitoriosa no esporte.

Vinícius já foi campeão pan-americano em 2004 e 2008 e, em fevereiro deste ano,  foi campeão  na categoria 15/16 anos da Copa Internacional de Bicicross em Paulínia, torneio latino-americano oficial da UCI também de rankeamento olímpico. O resultado de Vinícius na Colombia é ainda mais valorizado, pois foi conquistado em competição na casa de um dos países que são uma das potências do bicicross latino-americano, que é adversário direto do Brasil na briga por vaga para as Olimpíadas de 2012. O resultado credencia Vinícius como um forte candidato à vaga olímpica nos Jogos de 2016 no Rio de Janeiro.

Hegemonia colombiana na Elite

“Foi uma prova de alto nível, numa pista muito técnica, em que os pilotos brasileiros tiveram poucas oportunidades de treino, disputada num tempo chuvoso. Tudo isso deu um gosto especial à conquista de minha medalha”, comentou Vinícius de Almeida. Seu companheiro de equipe na competição, Mateus Furlan da Silva, não pôde competir, pois em treino antes do Pan-americano sofreu uma queda e teve uma pequena fratura na mão.

Nas categorias Elite Men, e Elite Women, as principais da modalidade, a Colombia teve hegemonia absoluta no Pan-americano. Além do título de Augusto Castro, todos os 8 finalistas da Elite Men foram atletas colombianos. Mariana Pajon, também da Colombia, confirmou o favoritismo, e foi campeã na categoria Elite Women.

Equipe defende liderança do Paulista em Leme

O próximo desafio da equipe de Bicicross Petrobras/Paulínia será neste domingo, 22 de maio, às 10 horas,  em Leme, na disputa da 3ª etapa do Campeonato Paulista.  Paulínia lidera a disputa estadual por clubes com  649 pontos, seguida por Votorantim com 628 e São José dos Campos com 626 pontos e luta nesta temporada pelo seu 9º título estadual.

Nas categorias individuais, a Petrobras/Paulínia lidera o ranking estadual com Maitê Barreto, na 11/12 anos feminina, Daniel Jorge, na Master 30 anos mais, Márcio Souza, na Júnior Men, e Thaise Souza, na Elite Women.