Conrad Stolz é campeão mundial de Cross Triathlon

HomeMais competições

Conrad Stolz é campeão mundial de Cross Triathlon

Único triatleta brasileiro na prova, Alessandro Pimentel lutou do começo ao fim contra todas adversidades, pneu furado e alta competitividade, resultando numa participação histórica no 1º Campeonato Mundial de Cross Triathlon ITU, realizado neste sábado, 30 de abril, em Extremadura, na Espanha

O brasileiro Alessandro Pimentel (Specialized, Pedal Power, SRAM, Oakley, Gatorade, Milclean, Supratur, Prefeitura de Taubaté, Construtora Araújo Simão e Unimed Taubaté) – triatleta especialista em provas de longa distância – fez uma participação histórica neste sábado – 30 de abril – no inédito Campeonato Mundial de Cross Triathlon ITU, competição que combina as três modalidades do triathlon em ambiente “outdoor”: natação, mountain bike e corrida na terra (cross country), realizada neste sábado (30.4) em Extremadura, Espanha.

Conrad Stolz

Os destaques globais foram as vitórias do sul-africano, Conrad Stolz e, da canadense, Melanie Mcquaid, que sagraram-se campeões na categoria ELITE, ambos competindo com bicicletas Specialized. Já o brasileiro Alessandro Pimentel superou todas as adversidades da longa viagem de 2 dias até a Espanha, além das dificuldades da prova, como por exemplo, o frio, água gelada e a pista bastante técnica devido a intensa chuva que insistiu em acompanhar os atletas em toda competição.

“O tempo virou no dia da prova, a temperatura caiu para menos de 10ºC, com muita chuva e ventos fortes formando uma lama total no trajeto desta região montanhosa bem úmida”, descreve o triatleta que representa a cidade de Taubaté (SP).

A primeira competição de CROSS TRIATHLON ITU contou com o percurso de 1.000 metros de natação, 20 km de mountain bike e 6 km de corrida.  “Na natação, a água estava a 14.4º C, ou seja, incrivelmente gelada e acredito que se tivesse mais alguns metro seria quase impossível de nadar. Consegui fazer o que treinei que era sair entre os primeiros colocados”, comentou Pimentel que nadou 1km em apenas 16 minutos.

Na etapa do mountain bike: “nunca vi nada igual em minha vida. A prova foi para verdadeiros guerreiros devido a lama, o piso de pedras e a vegetação muito densa”, afirmou Pimentel que teve  pneu traseiro furado no km 17 e precisou correr muito até a área de transição., já que neste tipo de prova rápida, qualquer imprevisto pode ser fatal.

Com a perda de minutos preciosos, Pimentel partiu para a etapa da corrida com muita determinação, fazendo um dos melhores tempos da sua categoria 35-39 anos.

“Dei meu máximo nos 6 km de corrida na lama, pedras, subidas e descidas, uma legítima prova de cross country europeu. Fiz novamente um dos melhores tempos da categoria na prova, mas infelizmente o grande tempo que perdi no Mountain bike finalizei a prova na casa de 2h33minutos na 50ª posição”, admite o determinado Pimentel.

“A participação nesta competição histórica foi muito positivo, pois treinei 4 meses para este evento, tendo que sacrificar outras provas para estar na Espanha. Foi uma questão de honra de terminar a prova, mesmo com o contra-tempo do pneu furado. Era um compromisso comigo mesmo, meus parceiros e familiares, de representar novamente a bandeira nacional”, acrescentou Pimentel.

No final da prova, os atletas da Specialized, Conrad Stolz e Alessandro Pimentel ainda tiveram tempo de conversar sobre as experiências vivenciadas na Espanha.

Alessandro Pimentel e Conrad Stolz

Com toda credibilidade de um campeão mundial, Conrad disse assim para Alessandro: “o importante é que você lutou até o final da prova. Tenho a certeza que muitos estão orgulhosos por você, assim como eu, parabéns e boa sorte! Espero te ver novamente no Cross Triathlon, principalmente em alguma prova no Brasil. Aliás, mande uma abraço para o pessoal da Specialized Brasil e parabéns por eles estarem acreditando em você”, destacou o sul-africano sobre o talento e o carisma do esportista Alessandro Pimentel.

Ainda nesta semana, relato completo sobre o Mundial de Cross Triathlon ITU, as diferenças entre o XTERRA e outras informações sobre a modalidade e o desportista, Alessandro Pimentel.

Alessandro Pimentel tem o apoio e o suporte da: Specialized, Pedal Power, SRAM, Oakley, Gatorade, Milclean, Supratur, Prefeitura de Taubaté, Construtora Araújo Simão e Unimed Taubaté .

Website oficial do triatleta: http://www.alessandropimentel.com