Ironman de Florianópolis tem recorde de inscritos

HomeCompetições

Ironman de Florianópolis tem recorde de inscritos

Evento será nesse domingo na capital catarinense. A disputa, única seletiva para a final do Mundial Ironman, no Havaí, este ano bate todos os recordes em número de participantes, com 2.000 inscritos de 34 países, superando os 1.650 de 2010. Esse número consolida o evento de vez no calendário internacional em sua 11a edição, prometendo mais uma briga acirrada pelo titulo.

Principal prova do calendário nacional de triatlo, o Ironman Brasil será a atração nesse final de semana em Florianópolis. A disputa, única seletiva para a final do Mundial Ironman, no Havaí, este ano bate todos os recordes em número de participantes, com 2.000 inscritos de 34 países, superando os 1.650 de 2010. Esse número consolida o evento de vez no calendário internacional em sua 11a edição, prometendo mais uma briga acirrada pelo titulo.

Os atletas enfrentarão 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42,1 km de corrida, com tempo limite de 17h. A largada será as 7 horas na praia de Jurerê Internacional, Florianópolis (SC). Em jogo estão 50 vagas para o Ironman do Havaí entre os amadores e 75 mil dólares de prêmio para os melhores profissionais.

“Aumentamos o numero de atletas paulatinamente, sem colocar em risco a integridade dos mesmo. Hoje estamos aptos a reunir este total, o que mostra a força da prova”, explica Carlos Galvão, diretor-geral do Ironman Brasil. Em 2010, os vencedores foram Luke McKenzie, da Austrália, com 8h07min38seg, novo recorde da prova, e Tereza Macel (CAN), 9h19min12seg.

Além da quebra de recorde, a edição 2001 do Ironman Brasil também apresenta um novo formato de pontuação para os profissionais. A WTC – World Triathlon Corporation -, que coordena o circuito mundial Ironman, implantou um novo sistema de pontuação para os profissionais, no qual os mesmos serão pontuados de acordo com a classificação na prova, que se somará a outras pontuações em outras disputas, e os melhores colocados ganharão as vagas.

Isso não interferiu na presença de feras da modalidade Entre tantos estrangeiros, destaque para dois tricampeões, os argentino Eduardo Sturla e Oscar Galindez, que irão disputar a supremacia em Florianópolis. Pelo Brasil, no masculino, destaque para Santiago Ascenço, Ivan Albano, Guilherme Manocchio. Vale lembrar que o país ainda não venceu na capital catarinense, resultado que parece mais próximo a cada ano. No feminino, Fernanda Keller, que tem cinco títulos, é o grande nome nacional. Ela terá a companhia de Vanessa Gianinni, campeã do 70.3 em 2010, Ana Lidia Borba, que volta a competir

Diante disso, os melhores nomes do esporte no país deverão participar, como Santiago Ascenço, terceiro no ano passado, Ivan Albano, Antonio Manssur, Guilherme Manocchio, Fernanda Keller, Vanessa Gianinni, Silvia Fusco, melhor atleta nacional em 2010, com o sétimo lugar, Ana Lidia Borba, entre outras.

A programação oficial começa no dia 25 de maio, com a abertura da Expo- Ironman. A partir daí, acontecem uma série de ações, com destaque para os congressos técnicos para todas as categorias, amadores e profissionais, todas no Clube Doze de Agosto. Na sexta-feira, dia 27, será a vez do tradicional Jantar de Massas, a partir das 19h, no P12. No dia 29 as atividades começam cedo, às 4h30, com a pintura dos atletas e acesso à área de transição. A largada será às 7h, com término à meia-noite. Na segunda-feira, dia 30, será a vez do almoço de confraternização, também no P12.

Mais informações no site www.ironmanbrasil.com.br