Regulagem da caixa de direção

HomeManutenção

Regulagem da caixa de direção

Saiba como tirar folgas da caixa de direção

Texto de Marcos Adami – Fotos: www.bikeradar.com

Após algum tempo de uso é normal que apareçam folgas nos rolamentos da caixa de direção. Isso é normal e acontece devido ao desgaste desse componente. Com algumas ferramentas e um pouquinho de habilidade você mesmo pode tirar essa folga.

A checagem da folga

Para verificar a folga na caixa de direção, freie a roda dianteira e faça um movimento firme para frente e para trás com a bike. Se houver folga você vai perceber. Faça este movimento com o guidão virado para a direita e também para a esquerda. À vezes, percebemos a folga quando pedalamos forçado em uma marcha pesada e acontecem pequenos estalos na frente da bike.

Outra maneira é segurar a bike pelo guidão e batermos com a roda dianteira seguidamente contra o chão, e atentarmos para barulhos que venham da frente da bike.

Atenção: Às vezes há outros motivos para barulhos. Pode ser falta de paralelismo da caixa de direção, má montagem dos rolamentos da direção etc.

Caixas de direção tradicionais (caixas com rosca)

Elas podem ser de várias medidas, como 30, 32, 36 ou 40mm.

Você vai precisar de: chave da caixa de direção, na medida de sua caixa, um grifo ou chave inglesa, dependendo do modelo da sua bicicleta.

O processo é parecido com a eliminação de folgas dos cubos de rodas.

  • Solte a contra-porca (porca de cima) no sentido anti-horário;
  • Aperte a porca de baixo levemente, para eliminar a folga. Com cuidado para não travar o conjunto;
  • Aperte a contra-porca, segurando com a chave a porca de baixo.

Dica:

  • A hora que encostar a contra porca, solte a porca de baixo mais ou menos 1/10 de volta. Isso é importante para, ao apertar a contra-porca, o rolamento não se prenda. Termine o aperto da contra-porca enquanto segura a porca de baixo com a chave;
  • Quando for adquirir sua ferramenta certifique-se do tamanho de sua caixa de direção;
  • Com a roda dianteira no ar, vire o guidão para a direita e esquerda e sinta como está o rolamento;
  • Sensação da existência de degraus, ou dentes, significam que a caixa pode estar gasta ou danificada e deve ser substituída por uma nova.

Caixas de direção tipo Ahead Set

Além de darem menos manutenção, são mais fáceis de regular, necessitando apenas de uma chave Allen. Esse tipo de caixa de direção é a tendência do momento e tendem a substituir o velho sistema de caixa com rosca.

  • Com a bike no chão, solte os parafusos Allen para liberar a mesa;
  • Aperte o parafuso da tampa da caixa do Ahead Set e aperte o parafuso com cuidado, levemente. Reaperte os parafusos Allen da mesa.