Santiago Ascenço e Fernanda Garcia vencem Troféu Brasil de Triathlon

HomeCompetições

Santiago Ascenço e Fernanda Garcia vencem Troféu Brasil de Triathlon

Foi a segunda vitória do goiano e a primeira da carreira de Fernanda Garcia. Principal circuito de triatlo com distancias olímpicas da América Latina, o Troféu Brasil de Triathlon, continua sendo um formador de vencedores.

Fotos Luis Pires

Isso ficou mais uma vez evidente na disputa da segunda etapa de 2011, realizada na gelada manhã deste domingo (21), na Cidade Universitária de São Paulo (USP). O goiano Santiago Ascenço e a paulista Fernanda Garcia (foto abaixo), dois triatletas que foram formados no evento, já que competem desde os 12 anos de idade, venceram a prova, levando para casa R 3,5 mil de prêmio cada um deles.

Santiago completou o percurso de 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida, com o tempo de 1h54min06seg, enquanto Fernanda marcou 2h14min18seg. Foi a segunda vitória de Santiago na temporada, enquanto Fernanda garantiu o primeiro topo de pódio da carreira. A terceira etapa do 21o Troféu Brasil de Triathlon será no mês de setembro, mais precisamente dia 25, em Santos.

Após cinco meses de paralisação, o Troféu Brasil de Triathlon voltou com tudo. Mesmo com uma manhã gelada, com media de 10 graus e sensação termina de menos da metade, os competidores fizeram bonito na briga pela vitória. Além disso, a prova marcou o retorno de Oscar Galindez (foto abaixo), sete vezes campeões do Troféu e que foi homenageado pela organização.

Após um forte treinamento nos Estados Unidos, Santiago fez uma prova quase que perfeita. Ele andou sempre à frente dos adversários e completou sua segunda vitória na competição.

“Não pensei que seria tão imediato o resultado. Fiquei 40 dias pensando triatlo e no treinamento . Foram tantas coisas positivas que só poderia ter dado certo. Estou feliz com a vitória, sem dúvida”, analisou o triatleta, que confirmou sua presença na próxima etapa. “Estarei em Santos no dia 25 de setembro, sem falta. Apenas não sei se competirei na quarta etapa, no dia 30 de outubro”, finalizou.

Uma das atrações na USP foi o argentino radicado no Brasil Oscar Galindez. Dono de sete títulos da competição, ele apos três anos. “Gosto muito do Troféu Brasil. Competir com o pessoal é muito bom e acaba sendo um incentivo para eles. Como faz tempo que não faço provas curtas e rápidas como essa, acabei sentindo o ritmo”, encerrou Oscar, que terminou em terceiro lugar.

A primeira a gente nunca esquece

A carreira de Fernanda Garcia, natural de Santos, confunde-se com a história do Troféu Brasil de Triathlon. Afinal, são 16 anos de participação, e, finalmente, chegou o dia da primeira vitória.

“Bati tantas vezes na trave que já perdi a conta. E ainda melhor que tenha sido numa prova bastante dura, com muito frio e fortes adversárias”, declarou a vencedora. Ela também esteve fora do país para um treinamento intensivo. Ficamos um mês em Portugal apenas para se dedicar melhor ao treinos para o Jogos Mundiais Militares. Com isso, pudemos estar sempre em treino e bem preparado para esta competição”, afirmou.

A atual campeã e vencedora da primeira etapa, a paulista Vanessa Gianinni, teve de correr atrás do sacrifício.

“Fui penalizada na primeira volta do ciclismo e tive de pagar um minuto parada. Mas foi um bom resultado no final das contas e devemos fazer uma boa briga com a Fernanda”, destacou.

RESULTADOS

ELITE MASCULINO
1) Santiago Ascenço (BRA), 1h54min06seg
2) Adriano Sacchetto (BRA), 1h54min36seg
3) Oscar Galindez (ARG), 1h55min25seg
4) Alexander Gomes (BRA), 1h57min40seg
5) Geovani Muchinski (BRA), 1h59min02seg

FEMININO
1) Fernanda Garcia (BRA), 2h14min18seg
2) Carolina Furriela (BRA), 2h14min31seg
3) Vanessa Gianinni (BRA), 2h14min54seg
4) Carolina Galvão (BRA), 2h17min25seg
5) Luisa Duarte (BRA), 2h20min13seg

Mais informações e resultados completos no site www.trofeubrasil.com.br