Triatleta Alessandro Pimentel no pódio do Brasileiro de Cross Triathlon

HomeMais competições

Triatleta Alessandro Pimentel no pódio do Brasileiro de Cross Triathlon

Top 4 na competição em Fortaleza (CE) garante a vaga do triatleta no Mundial de 2012 e o deixa pronto para o Campeonato Pan-americano de Longa Distância, na próxima semana, no Panamá

Triatleta e educador físico de 38 anos, Alessandro Pimentel (Specialized, Pedal Power, SRAM, Oakley, Gatorade, Milclean, Supratur, Prefeitura de Taubaté, Construtora Araújo Simão e Unimed Taubaté) completou com sucesso a primeira etapa de sua missão de “super homem”, em que vai percorrer um total de 19 mil quilômetros de deslocamento num intervalo de 8 dias. Pimentel conquistou a 4ª colocação no 1º Campeonato Brasileiro de Cross Triathlon, realizado no último sábado – dia 13 de Agosto de 2011- na cidade de Maracanaú, região metropolitana de Fortaleza – Ceará.

“Fiquei muito feliz com meu resultado em Fortaleza (CE). Eu adoro competir aqui, as provas são muito bem organizadas e o cuidado com que a Fetriece tem com os atletas proporciona uma experiência ímpar na competição, Gostaria também de destacar o excelente trabalho social liderado pela Sra. Fátima Figueiredo (presidente) por meio de projetos que tiram as crianças da rua e as colocam no esporte, que mais do que fomentar o esporte, está formando cidadãos em Fortaleza”, comenta Pimentel, que é especialista em provas longas, porém fez questão de participar do evento, mesmo acontecendo na véspera da principal corrida da continente, o Pan-americano de Triathlon de Longa Distância 2011.

“O Cross Triathlon tem características de prova curta, explosiva e mais técnica com o mountain bike e corrida na terra, em que qualquer momento pode haver uma surpresa. Cheguei bem preparado e consegui encaixar meu ritmo de prova, considero ter obtido um grande rendimento, no entanto, não podia exagerar para não comprometer o duro desafio da semana seguinte, que é um dos meus principais objetivos do ano”, acrescenta Pimentel, natural de Taubaté (SP) que conquistou o honroso 4º lugar em sua categoria (35-39 anos) e sem descanso, já embarca nesta semana para o Panamá.

O primeiro campeonato nacional inaugurou oficialmente a versão “fora de estrada” do triathlon no país, que envolveu as três modalidades: natação num lago de água densa (750m), 4 voltas de 5km de mountain bike (20km) e corrida “cross country” (5km). O evento foi homologado pelas entidades oficiais da modalidade: ITU (União Internacional de Triathlon) e CBTri (Confederação Brasileira de Triathlon), consequência natural após a realização do 1º Mundial de Cross Triathlon, que aconteceu em março deste ano, em Extremadura, Espanha, em que Pimentel também teve a oportunidade de ser um dos pioneiros da nova modalidade.

Nesta quinta-feira – 18.08 – viaja para disputar a “Panamá 113K” e fazer história novamente, estreiar em provas do Continente a novíssima estradeira Specialized Venge, bicicleta que foi destaque no Tour de France 2011.

“Terei o privilégio de nadar no canal de Panamá, ou seja, um dos principais portos do mundo, que ao invês de navios, dará lugar aos nadadores”, completa Pimentel que terá as seguintes distâncias na competição: 2km de natação, 90km de ciclismo e 21km de corrida em sua terceira participação consecutivo na principal prova de longa distância para atletas federados da América Latina.

Antes de encerrar a temporada, o triatleta segue no dia 31 de outubro para Hendersen, Nevada (EUA) para o Campeonato Mundial de TRI Longa Distância, disputado com 4.5km de natação, 130km de ciclismo e 30km de corrida. Pimentel conta com o apoio e suporte da: Specialized, Pedal Power, SRAM, Oakley, Gatorade, Milclean, Supratur, Prefeitura de Taubaté, Construtora Araújo Simão e Unimed Taubaté.

Site oficial do triatleta: http://www.alessandropimentel.com