Brasil estreia no Mundial de Ciclismo nessa sexta-feira

HomeCompetições

Brasil estreia no Mundial de Ciclismo nessa sexta-feira

Ciclistas nacionais participam das provas de estrada, na Dinamarca, com foco nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara.

Foto de divulgação

Gideoni vai defender o Brasil na Sub-23

A Seleção Brasileira de Ciclismo estreia nesta sexta-feira, dia 23 de setembro, no Campeonato Mundial de Estrada. As disputas serão em Copenhague, na Dinamarca, e terminam no domingo.

Os ciclistas do País competem nas provas de estrada de Elite (masculino e feminino) e Sub-23 masculino. O campeonato teve início na segunda-feira, dia 19 de setembro, e os primeiros dias foram destinados ao contrarelógio, sem participação nacional.

O objetivo é somar pontos para o ranking e chegar em ritmo de competição nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no mês que vem.

Entre os destaques da equipe estão Gregolry Panizo (DataRO), atual campeão pan-americano, Luciene Ferreira (Funvic-Pindamonhangaba), líder do ranking brasileiro, e Gideoni Monteiro (Team Brilla), campeão pan-americano Sub-23 de Estrada. Outro destaque é Rafael Andriato, um dos melhores da temporada Sub-26 italiana.

“O campeonato mundial será uma experiência única para todos os participantes. O percurso é muito longo e, apesar de ser totalmente plano, teremos de enfrentar uma velocidade muito alta durante a prova, o que pode causar um grande desgaste. Desta forma, precisamos ficar atentos, procurar estar sempre bem posicionados para não perder contato com o pelotão principal e assim terminar na melhor colocação possível”, analisou Rafael Andriato.

A primeira participação brasileira será na sexta-feira na categoria Sub-23, com Gideoni Monteiro (Team Brilla) e Alexandre Manarelli (Generalli-Ballan), percorrendo 168 quilômetros.

 

 

 

 

Cássio com uniforme da equipe portuguesa em 1991

 

 

 

CÁSSIO PAIVA NO COMANDO

No sábado é a vez das mulheres, que terá a estreia do ex-ciclista Cássio Paiva como técnico da Seleção Feminina de Estrada. Cássio, de 46 anos, é uma lenda viva do ciclismo brasileiro e traz no currículo a vitória na Volta a Portugal de 1992.

“Estamos iniciando agora um trabalho com olhos nos Jogos Olímpicos de Londres e também pensando nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. É um trabalho muito importante o que estamos fazendo”, informou o mineiro radicado em São João da Boa Vista, no interior paulista.

O time feminino brasileiro vai com Flavia Oliveira (Vaiano Solaristech), Luciene Ferreira (Funvic-Pindamonhangaba) e Márcia Fernandes (São Jose dos Campos) que vão pedalar 140 quilômetros na disputa de estrada.

O Brasil finaliza sua participação na prova de Elite Masculino, no domingo, com Rafael Andriato (Petroli Firenze), Otávio Bulgarelli (ISD Cycling Team) e Gregolry Panizo (DataRO). Os atletas terão pela frente 266 quilômetros, divididos em 17 voltas em um circuito de 14 quilômetros e 28 quilômetros na estrada até o centro da capital dinamarquesa.

A seleção brasileira de estrada é comandada pelos técnicos Antônio Carlos Silvestre (masculino) e Cássio de Paiva Freitas.

PROGRAMAÇÃO – HORA DE BRASÍLIA
23 Setembro – 8h -12h15 – Estrada Sub-23 Masculino – 168 km (12 x 14km)
24 Setembro – 8h30-12h15 – Estrada Elite Feminino – 140 km (10 x 14km)
25 Setembro – 5h-9h05 – Estrada Elite Masculino – 266 km (17 x 14km + 28km)