Hector Figueira vence a Volta do Grande ABCD

HomeCompetições

Hector Figueira vence a Volta do Grande ABCD

No feminino, a vitória foi de Sumaia dos Santos Ribeiro. Prova reuniu mais de atletas no evento.

Pelotão escoltado por batedores em trecho de rodovia

Fotos de Ivan Storti

O ciclista uruguaio Hector Fabian Aguilar Figueira, que compete pela equipe de Pindamonhangaba na categoria Elite Masculina (SP), venceu a 14ª edição da Volta Ciclística Internacional do Grande ABCD.

A largada da prova foi no distrito histórico de Paranapiacaba, em Santo André, e passou pelas sete cidades que compõem o Grande ABCD. Após quase duas horas e meia e 112 km de pedaladas os competidores cruzaram a linha de chegada em São Bernardo do Campo.

Pódio da categoria Elite Masculina

“Nossa equipe é muito entrosada e nós tínhamos um objetivo quando largamos: vencer. Foi uma prova dura com tempo fechado e chuva no começo, mas depois melhorou. Isso valorizou mais ainda as boas colocações da equipe de Pindamonhangaba”, disse Hector. Além do primeiro lugar, o time conquistou ainda a segunda e quinta posições no pódio.

Na Elite Feminina a vitória ficou para ciclista de São José dos Campos, Sumaia Ali dos Santos Ribeiro, que também é atleta da Seleção Brasileira de Ciclismo, que disputará o Pan-Americano de Guadalajara, no México.

Pódio feminino na Elite. Atletas deram 16 voltas num circuito de 3,2km

“A prova foi muito disputada, porque as atletas da seleção estavam presentes. E a nossa equipe trabalhou muito bem e ainda aproveitamos para um treino forte para o Pan”, comentou Sumaia.

As mulheres, diferente do percurso masculino, fizeram 16 voltas no circuito de 3,2 km montado em uma avenida de São Bernardo dos Campo. A 14ª Volta Ciclística, evento organizado pela Federação Paulista de Ciclismo e pela MZ2 Eventos, reuniu as principais equipes da atualidade e contou pontos para o ranking da Confederação Brasileira de Ciclismo nas categorias Elite e Junior, masculino e feminino.

Além dessas categorias, muitas outras disputaram baterias acirradas pelo circuito de São Bernardo. Jovens, adultos e até o pessoal da Sênior não aliviaram o pedal e deram muitos sprints na reta de chegada.

Em paralelo a competição aconteceu a sexta etapa do 1º Campeonato Estadual Escolar Olímpico, nas categorias Mirim (12 a 14 anos) e Infantil (15 a 17 anos). O evento foi uma realização do Governo do Estado de São Paulo, com coordenação da Secretaria Estadual de Esportes, Lazer e Juventude.

RESULTADOS

Elite Masculina
1 – Hector Fabian Aguilar Figueira – Equipe Funvic/Marcondes Cesar/Pindamonhangaba
2 – Nilceu Aparecido Santos – Equipe Funvic/Marcondes Cesar/Pindamonhangaba
3 – Kleber Ramos da Silva – Padaria Real/Caloi/Céu Azul/Sorocaba
4 – Edgardo Simon – Padaria Real/Caloi/Céu Azul/Sorocaba
5 – Breno França Sidoti – Equipe Funvic/Marcondes Cesar/Pindamonhangaba

Elite Feminina
1 – Sumaia Ali dos Santos Ribeiro – Clube de Ciclismo de São José dos Campos/Cannondale
2 – Luciene Ferreira da Silva – Funvic/Pindamonhangaba
3 – Clemilda Fernandes da Silva – Clube de Ciclismo de São José dos Campos/Cannondale
4 – Janildes Fernandes Silva – Clube de Ciclismo de São José dos Campos/Cannondale
5 – Camila Coelho Ferreira – GREC Memorial/Prefeitura Municipal de Santos

Mais detalhes no site oficial www.fpciclismo.org.br