Santiago Ascenço e Vanessa Gianinni vencem o Troféu Brasil

HomeCompetições

Santiago Ascenço e Vanessa Gianinni vencem o Troféu Brasil

Foi a quarta vitória do goiano e quatro etapas e a terceira da triatleta campineira. Ambos estão mais próximos do título da temporada.

Foto de divulgação MBraga

Os triatletas Santiago Ascenço, de Goiânia (GO), e Vanessa Gianinni, de Campinas (SP), deram um importante passo rumo aos títulos da temporada 2011 do 21º Troféu Brasil de Triathlon. Ambos venceram a quarta etapa, disputada na manhã deste domingo (30) em Santos, litoral de São Paulo. Santiago venceu pela quarta vez seguida após completar os 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida com o tempo de 1h45min03seg.

Já Vanessa, que só não venceu a segunda etapa, em São Paulo, marcou o tempo de 2h00min34seg. A etapa final será no dia 11 de dezembro, outra vez em Santos, com peso dois o que deixa a competição ainda aberta.

Em sua reta final, o 21º Troféu Brasil de Triathlon, o mais importante e tradicional evento do gênero na América Latina fazia, prever uma prova equilibrada. E assim aconteceu no masculino que, apesar da vitória de Santiago, foi bastante disputado até o final.

O vencedor, aliás, saiu atrás na natação e seguiu atrás do paranaense Guilherme Manocchio até a segunda volta do ciclismo. Na parte da corrida, o goiano conseguiu se recuperar e venceu com uma boa vantagem de 22 segundos, confirmando a boa fase.

“Esta prova foi bem dura. Diminui meu ritmo de treino pensando na temporada 2012 e isso acabou fazendo diferença. Tive de forçar bastante no ciclismo e isso me custou bastante. Tenho de agradecer pela temperatura elevada (acima dos 25 graus), pois determinou um ritmo mais lento e isso me ajudou muito”, declarou Santiago.

“Agora vou intensificar a preparação de novo para a quinta e última etapa, pois quero fechar o ano com cinco vitórias”, completou.

Segundo colocado, Guilherme Manocchio disse que fez o possível para quebrar a hegemonia de Santiago.

“Dei tudo e queria vencer. Mas acabei sentindo no quilômetro 30 do ciclismo e não pude evitar que ele me passasse. Estou feliz com o segundo lugar e, especialmente, por ter dado trabalho a ele, que atravessa um grande momento”, afirmou.

Se no masculino a briga foi dura, no feminino Vanessa Gianinni deu um show. A determinação e o grande preparo físico fizeram com que ela dominasse a prova de ponta a ponta, vencendo com vantagem de quase cinco minutos para a segunda colocada, Luisa Duarte.

“Foi tudo perfeito. Achei que teria vento no ciclismo, mas isso não aconteceu. Vim determinada a vencer e fiquei focada o tempo todo. Procurei forçar no ciclismo para correr tranquila e deu certo. Estou bem feliz”, declarou a triatleta.

OS CINCO MELHORES DA ELITE

Masculino
1º) Santiago Ascenço (GO), 1h45min03seg
2º) Guilherme Manocchio (PR), 1h45min25seg
3º) Danilo Pimentel (SP), 1h46min35seg
4º) Marcus Vinícius Fernandes (SP), 1h46min52seg
5º) Adriano Saccheto (SP), 1h47min10seg

Feminino
1ª) Vanessa Gianinni (SP), 2h00min34seg
2ª) Luisa Duarte (SP), 2h05min29seg
3ª) Carolina Furriela (SP), 2h06min16seg
4ª) Fernanda Garcia (SP), 2h08min37seg
5ª) Tuanny de Oliveira (SP), 2h12min07seg

Mais informações no site www.trofeubrasil.com.br