Rali Cerapió oferece turismo e aventura em janeiro

HomeCompetições

Rali Cerapió oferece turismo e aventura em janeiro

O rali começa dia 22 de janeiro, em Fortaleza e termina no dia 27 em Teresina.

cerapio 2012Fotos de divulgação

Praia do Cumbuco a 30km de Fortaleza

A edição de 25 anos Cerapió 2012 reserva belas surpresas para os competidores. Uma delas é o roteiro que proporcionará muita emoção por trilhas e cenários de muita beleza passando por paisagens de praias, dunas, serras e cachoeiras. O rali começa dia 22 de janeiro, em Fortaleza e termina no dia 27 em Teresina.

A largada oficial será dia 24, na praia do Cumbuco, 30km da capital cearense. A praia é considerada uma das melhores do litoral Norte do Brasil para prática e aprendizagem de Kitesurf, uma modalidade que vem ganhando espaço entre os deportes náuticos mais praticados no mundo.

Cumbuco possui uma paisagem muito variada com lagoas e dunas. De lá os competidores seguem para Trairi, município cearense que abriga belas parias, como Flecheiras, que tem como grande atrativo piscinas naturais formadas pelos recifes na maré baixa. O visitante desfruta de boas pousadas à beira-mar e pode fazer uma longa e revigorante caminhada.

Praia de Trairi

No segundo dia de competição, os pilotos partirão de Trairi rumo a Sobral, também no Ceará, município que ficou conhecido internacionalmente por ter sido o local de comprovação da Teoria da Relatividade de Albert Einstein, em 1919. O sítio urbano de Sobral foi tombado como patrimônio cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1999.

No dia 26 os competidores se prepararão para cruzar a fronteira entre Ceará e Piauí, já que o local de chegada do terceiro dia de competição será na cidade de Pedro II, também conhecida como “Suíça piauiense”.

Morro do Gritador

Entre as belezas naturais do município, estão o Morro do Gritador, cânion com cerca de 280 metros a uma altitude de 730 metros acima do nível do mar; a Cachoeira do Salto Liso, com suas águas frias e cristalinas com véu de água de cerca de 30m; o Olho d’água Buritizinho, entre outros. Os sítios arqueológicos retratam a vida do homem pré-histórico nestas terras.

Um conjunto arquitetônico em estilo barroco revela uma Pedro II histórica. O artesanato local, com sua tecelagem de redes e tapetes encanta os visitantes. O local também é ideal para prática de esportes radicais, como o rapel.

No quarto e último dia (27) de trilhas, os competidores largarão de Pedro II em direção a Teresina, capital do Piauí, cidade conhecida pela ótima receptividade de seu povo e por ser centro de feiras e negócios. Teresina é a capital da cajuína, bebida feita do caju, fruta típica da região.

Conhecida como “Cidade Verde”, possui belos parques ambientais e é banhada por dois rios – o Parnaíba e o Poty – que se encontram formando um dos parques mais visitados da capital, o Encontro dos Rios, que possui monumento ao “Cabeça de Cuia”, lenda muito conhecida da capital piauiense, além do Museu dos Rios, feira de artesanato e um restaurante flutuante, onde o visitante pode se deliciar com pratos da culinária local, como moquecas de peixes e o tradicional doce de limão, apreciando o encontro das águas dos dois rios. Teresina será o cenário da festa de premiação do Cerapió 2012, na noite do dia 27 de janeiro.

Em clima de confraternização, os participantes celebrarão o Jubileu de Prata desse evento que apresenta as potencialidades turísticas desses dois lindos estados do Nordeste brasileiro – Piauí e Ceará – a participantes de todos os cantos do país e até de outras nacionalidades.

O Rally Cerapió 2012 está com inscrições abertas para carro 4×4, moto, quadriciclo e bike e podem ser feitas no site oficial www.cerapio.com.br