Renato Ruiz estreia na equipe de Rio Claro na Copa América 2012

HomeCompetições

Renato Ruiz estreia na equipe de Rio Claro na Copa América 2012

Ciclista campineiro tem a missão de capitanear equipe na temporada

Fotos de Marcos Adami/BM Press

Renato Ruiz assina com Velo-Seme Rio ClaroA equipe Velo/Seme, de Rio Claro (SP), contratou um importante reforço para a temporada 2012. O campineiro Renato Ruiz, de 30 anos, vai trazer para a equipe toda a experiência acumulada em 13 anos de ciclismo profissional.

Ruiz, que iniciou em 1999 na equipe de Campinas, ficou quatro anos na equipe de Iracemapólis, seis anos na Caloi (dirigida por Mauro Ribeiro), em 2010 passou rapidamente por São José dos Campos e em 2011 pedalou por Sorocaba.

Renato Ruiz assina com Velo-Seme Rio Claro“A equipe de Rio Claro está se fortalecendo. É um time novo e que está começando a aparecer no cenário nacional. Em 2011, o Halysson ganhou uma etapa da Volta de SP, em Atibaia. Minha ida para a equipe é para levar minha bagagem adquirida nesse anos. Vim procurar um espaço numa equipe que me valoriza e acredita no meu potencial e no meu conhecimento”, explica.

E bagagem é o que não falta ao atleta. Ruiz traz no currículo dois títulos nacionais de estrada no currículo. Em 2003 foi campeão brasileiro Sub-23 e, no ano seguinte, faturou o mesmo título na Elite.

Sob o comando do técnico Walter Hohne Junior, Ruiz faz sua estreia oficial na nova equipe nesse domingo, na Copa América, que será disputada no Rio de Janeiro. Serão nove voltas num circuito de 12,2km no Aterro do Flamengo.

“Sou considerado um líder na equipe e minha missão é dar orientações dentro do pelotão e coordenar a equipe na corrida”, completa.

Pelo quarto ano consecutivo, Ruiz continua a parceria com o professor e preparador físico José Luiz. “Esse trabalho está cada vez e tenho colhido muitos frutos. Ele tem um método de trabalho muito científico e diferente de tudo o que eu conhecia. Por influência dele, passei a gostar tanto de Educação Física que a partir de março começo meu curso na FAC, em Campinas”, conclui Ruiz.