Brasil vai ao Pan de Mar Del Plata com 17 ciclistas

HomeCompetições

Brasil vai ao Pan de Mar Del Plata com 17 ciclistas

Campeonato Pan-Americano de Estrada e Pista vai de 3 a 11 de março em Mar Del Plata e vale pontos para Londres 2012

Foto de divulgação da CBC

Seleção Brasileira de Pista - Mar del Plata 2012A Seleção Brasileira de Estrada e Pista participa de 3 a 11 de março do Campeonato Pan-Americano, em Mar Del Plata, na Argentina. Dessa vez, a seleção será representada por 17 atletas, divididos entre as duas disciplinas.

A equipe de estrada busca o bicampeonato depois da vitória de Gregolry Panizo, em Medellín (Colômbia), em 2011. Entre os convocados da modalidade estão Magno Prado, Alexandre Manarelli (Sub-23), Roberto Pinheiro e o atual campeão Panizo.

“Estou bastante confiante. Apesar de estarmos no início da temporada, venho treinando forte desde o começo do ano e pretendo defender esse título com muita garra. Mesmo que seja necessário trabalhar para outro brasileiro vencer, eu estarei à disposição da seleção. O importante é o Brasil voltar novamente campeão”, relata o campeão Pan-Americano.

A prova feminina de estrada também será uma das principais metas do time brasileiro, onde a vencedora da competição conquistará automaticamente uma vaga para os Jogos Olímpicos de Londres em 2012. Apostando nessa conquista, Ana Paula Polegath, Clemilda Fernandes, Fernanda Souza, Luciene Ferreira, Valquiria Pardial e Janildes Fernandes defenderão as cores do País.

Gideoni Monteiro - Pan-Americano de Mar Del Plata 2012

Gideoni Monteiro, ao centro, é o atual campeão Pan-Americano Sub-23

Para participar especificamente das provas de pista, a comissão técnica brasileira selecionou os atletas Armando Camargo, Davi Romeo, Dieferson Borges, Flávio Cipriano, Robson Ribeiro, Thiago Nardin e Sumaia Ali. A Seleção ainda terá atletas que vão competir nas provas de estrada e pista, como o caso do Leandro Alves, Gideoni Monteiro (atual campeão Sub-23 de Estrada), Valquiria Pardial e Janildes Fernandes.

A expectativa é acumular pontos para conquistar mais vagas olímpicas para o Brasil. A comissão técnica da Seleção será composta por Emerson Silva, Benedito Tadeu e Antonio Silvestre.

“Tivemos um grande crescimento dos nossos velocistas nos últimos tempos e estamos participando das principais provas de pista do calendário internacional. Esta experiência está proporcionando um grande desenvolvimento dos atletas e a expectativa é a melhor possível, esperamos voltar novamente como campeões”, comenta Emerson Silva, auxiliar técnico da seleção brasileira de pista.

De sábado (3) até a próxima quinta-feira (8) serão realizadas as provas de pista dentro do velódromo “Julio Polet”. Logo no primeiro dia haverá a disputa de cinco finais: 500 metros (feminino), perseguição por equipes (masculino), competição por pontos (feminino), scratch (masculino) e velocidade por equipes (masculino). Na sexta-feira (9) será a vez das disputas do contra-relógio individual feminino e masculino. No domingo (11) serão realizadas as provas de estrada, com largada às 8h30 para o feminino e 11h45 para o masculino.