Clemilda Fernandes assume a liderança da Volta a El Salvador 2012

HomeCompetições

Clemilda Fernandes assume a liderança da Volta a El Salvador 2012

Brasileira deu passo importante em direção à vitória geral

Foto de divulgação CBC

Clemilda Fernandes - Pódio - Volta a El Salvador 2012Após a quinta etapa goiana Clemilda Fernandes assumiu a liderança da classificação geral da Vuelta a El Salvador e está muito perto de conquistar o título. Na quinta e penúltima etapa Clemilda foi a sétima colocada. Se confirmada a vitória da brasileira, o resultado coloca o Brasil mais próximo da vaga olímpica para Londres 2012.

A quinta etapa da Vuelta a El Salvador foi disputada entre as cidades de San Bartolo e Dolce Vita La Libertad, com 125km. Em um percurso bastante acidentado, a maior dificuldade das brasileiras foi evitar uma queda, mas nos últimos quilômetros Flávia Oliveira perdeu o controle após passar em um buraco e acabou quebrando a clavícula direita.

Mesmo lesionada a brasileira demonstrou muita garra e seguiu pedalando até o final da etapa. A americana Amber Neben, que liderava a competição até a quarta etapa, também se envolveu em um acidente e caiu para a quarta posição na classificação geral.

A vitória da quinta etapa ficou para a chinesa Yu Hsiao, que completou o percurso em 3h19min41. Clemilda Fernandes foi a sétima colocada e com a somatória dos tempos assumiu a liderança da classificação geral individual.

Entre as demais brasileiras, Uênia Fernandes foi a 20ª colocada, terminando com o mesmo tempo da campeã; Janildes Fernandes 37ª, a 17s; Fernanda Souza 39ª, a 35s; Flávia Oliveira 49ª, a 2min48s (sendo obrigada a abandonar após finalizar a etapa).

“Foi um dia bastante delicado para a seleção. Tivemos muito cuidado para não sofrer nenhum acidente, mas acabou sendo inevitável, a estrada era bastante ruim e nos quilômetros finais tivemos vários acidentes acontecendo. Acabamos perdendo uma grande ciclista que é a Flávia Oliveira, ela estava na oitava colocação geral e seria muito importante para a pontuação do Brasil. A notícia boa foi a liderança da Clemilda. Agora vamos trabalhar para manter o primeiro lugar e conquistar esse título para o Brasil”, comentou Cássio Freitas, técnico da seleção brasileira de ciclismo de estrada feminino.

A sexta e última etapa da Vuelta a El Salvador seria disputada na cidade de Alcaldia de Santa Ana com 126,8km, mas sofreu modificação em seu cronograma devido às más condições da estrada. O novo percurso não foi informado com antecedência para a imprensa.

AS CINCO PRIMEIRAS DA QUINTA ETAPA
1º – Yu Hsiao Mei (TPE) – 3h00min54
2º – Eleonora Patuzzo (BEP) – Mt
3º – Arlenis Sierra (CUB) – Mt
4º – Elena Cechini (ITA) – Mt
5º – Viktoria Vologdina (UCR) – Mt

CLASSIFICAÇÃO GERAL APÓS 5 ETAPAS
1º – Clemilda Fernandes (BRA) – 11h00min28
2º – Tatiana Gurdezo (ITA) – a 23s
3º – Evelyn Garcia (BEP) – a 1min21s
4º – Amber Neben (EUA) – a 2min20s
5º – Arlenis Sierra (CUB) – a 3min33s