Clemilda Fernandes é terceira na Volta a El Salvador

HomeCompetições

Clemilda Fernandes é terceira na Volta a El Salvador

Goiana ocupa a terceira colocação na classificação geral

Foto de divulgação CBC

Clemilda Fernandes Pódio Volta a El Salvador 2012Foto de divulgaçA goiana Clemilda Fernandes voltou a subir ao pódio na segunda etapa da Vuelta a El Salvador, realizada no sábado, dia 17 de março. Clemilda conquistou a terceira colocação na etapa e subiu para a terceira posição na classificação geral individual. A vitória ficou com a americana Amber Neben.

Considerada uma das etapas mais difíceis da Vuelta a El Salvador, a terceira etapa teve 86km e proporcionou grandes momentos de emoção. Os quilômetros finais foram disputados no alto da montanha de El Boqueron, a 1.650 metros sobre o nível do mar. Apesar da dificuldade enfrentada na altitude, as brasileiras estiveram mais uma vez figurando entre as primeiras colocadas.

Clemilda Fernandes liderou boa parte da prova ao lado da americana Amber Neben e da italiana Tatiana Gurdezo. Faltando cerca de dois quilômetros para o final Nebem acelerou o ritmo e seguiu sozinha para cruzar a linha de chegada na primeira colocação com 3h00min54.

Logo atrás, na segunda colocação, chegou Tatiana Gurdezo a 24s e na terceira posição Clemilda Fernandes a 28s. O Brasil ainda conquistou a 8ª colocação com Flávia Oliveira, 14ª colocação com Fernanda Souza, 24ª colocação com Uênia Fernandes e 45ª colocação com Janildes Fernandes. Na classificação geral por equipes, o Brasil ocupa a terceira colocação geral.

“Nossas atletas tiveram um desempenho espetacular nesta segunda etapa. Foi uma prova muito dura e mesmo assim conquistamos ótimos resultados. Apesar de ainda não termos vencido nenhuma etapa, estamos muito perto de alcançarmos a liderança geral da competição, sendo uma das equipes mais regulares na prova. A diferença da Clemilda para a primeira colocada é muito pequena, tendo em vista que as próximas etapas favorecem as características das atletas do Brasil”, destacou Cássio Freitas, técnico da seleção brasileira de ciclismo de estrada feminino.

A terceira e quarta etapas da Vuelta a El Salvador foram realizadas no domingo, dia 18 de março, com uma prova de circuito pela manhá e uma crono individual de 4km na parte da tarde.

Classificação da segunda etapa
1º – Amber Neben (EUA) – 3h00min54
2º – Tatiana Gurdezo (ITA) – a 24s
3º – Clemilda Fernandes (BRA) – a 28s
4º – Arlenis Sierra (CUB) – a 1min20s
5º – Evelyn Garcia (BEP) – a 1min26s

Classificação geral após duas etapas
1º – Amber Neben (EUA) – 6h03min52
2º – Tatiana Gurdezo (ITA) – a 25s
3º – Clemilda Fernandes (BRA) – a 27s
4º – Evelyn Garcia (BEP) – a 1min29s
5º – Arlenis Sierra (CUB) – a 2min02s