Tocha olímpica chega ao Reino Unido; revezamento terá participação de 8 mil

HomeCompetições

Tocha olímpica chega ao Reino Unido; revezamento terá participação de 8 mil

Avião amarelo da British Airways batizado de “Firefly” levou delegação de Atenas para a Inglaterra

Foto de divulgação

Avião da British usado para levar a tocha olímpica de Atenas para o Reino Unido

A tocha olímpica chegou ao Reino Unido nesta sexta-feira (18 de maio) a bordo de um avião amarelo da companhia aérea British Airways batizado de “Firefly” em um voo especial de Atenas. A tocha vai percorrer 12.875 quilômetros por todo o Reino Unido, com uma incursão na Irlanda no início de junho, durante 70 dias.

Para segurança, a tocha olímpica foi acondicionada em campânulas com suportes fixados aos assentos. O avião aterrissou às 19h26 locais (15h26 de Brasília) na base aérea da marinha real de Culdrose, na Cornualha, na região sudoeste da Inglaterra.

A delegação, que contou com a presença com a princesa Ana, filha da rainha Elizabeth II, e do jogador David Beckham, foi recebida pelo vice-primeiro-ministro britânico, Nick Clegg, encarregado de dar as boas-vindas na base, onde esperavam cerca de 500 convidados.

Neste sábado, a tocha iniciará em Land’s End, o ponto mais meridional da Inglaterra, seu percurso pelo país. O velejador inglês Ben Ainslie, três vezes medalha de ouro, dará início ao revezamento. Cerca de 8 mil voluntários vão se revezar até a chegada da tocha ao estádio olímpico, em 27 de julho, para a cerimônia de inauguração dos Jogos, que seguem até o dia 12 de agosto.