Em sprint fenomenal, Mark Cavendish vence 18ª etapa do Tour

HomeCompetições

Em sprint fenomenal, Mark Cavendish vence 18ª etapa do Tour

Camisa amarela Bradley Wiggins leva o companheiro da equipe Sky para a vitória

Fotos de divulgação

Mark Cavendish vence 18ª etapa do Tour de France 2012

Mark Cavendish vence a 18ª etapa do Tour

Mark Cavendish, da equipe Sky, conquistou nesta sexta-feira (20 de julho) sua segunda vitória no Tour de France 2012. O ciclista britânico bateu, em um sprint fenomenal, Matt Goss (Orica-GreenEdge) e Peter Sagan (Liquigas-Cannondale) na 18ª etapa da competição, entre Blagnac e Brive-la-Gaillarde, em um percurso de 222,5km, que foi acompanhada pelo presidente francês François Hollande.

Cavendish mostrou mais uma vez o quanto seu sprint é surpreendente. “Eu não fiz nada neste Tour porque eu guardei energia, mas hoje eu me sentia bem e sabia que seria capaz de vencer”, disse o ciclista, que é uma das promessas de medalha olímpica nos Jogos de Londres.

Todos os velocistas se esforçaram para fazer o que Cavendish fez. Afinal, às vésperas da última crono da competição, a chance de mostrar serviço é urgente. Um grande grupo com Yaroslav Popovych (RadioShack-Nissan), Yukiya Arashiro (Europcar), Davis Millar (Garmin-Sharp), Julien Fouchard (Cofidis), Edvald Boasson Hagen (Sky), Adam Hansen (Lotto Belisol), Jelle Vanendert (Lotto Belisol), Kris Boeckmans (Vacansoliel-DCM), Luca Paolini (Katusha), Jeremy Roy (FDJ-Big Mat), Rui Costa (Movistar), Karsten Kroon (Saxo Bank-Tinkoff Bank, Nick Nuyens (Saxo Bank-Tinkoff Bank) , Alexandre Vinokourov (Astana), Michael Albasini (Orica-GreenEdge) e Patrick Gretsch (Argos-Shimano) escapou na primeira subida da etapa, depois de 67 quilômetros.

A partir daí, começou uma onda de ataques. Uma hora depois, uma seleção final elevou o nível da prova. Com a diferença em pouco mais de um minuto, Millar foi o primeiro a atacar para dividir o grupo nos últimos 43 quilômetros. Vinokourov, lbasini e Boasson Hagen reagiram. O ritmo estava acelerado.

Mark Cavendish vence 18ª etapa do Tour de France 2012

Cavendish surpreendeu com sprint fenomenal

Mas, no final, o time Sky mostrou sua superioridade. O camisa amarela Bradley Wiggins escoltou Mark Cavendish para mais um dia de glórias.

Neste sábado (21 de julho), a 19ª etapa será decisiva para apontar o campeão da disputa individual. Um contrarrelógio de 53,5km, entre Bonneval e Chartres, promete emoções.

OS CINCO PRIMEIROS DA ETAPA
1 – Mark Cavendish (GBr) Sky Procycling 4:54:12
2 – Matthew Harley Goss (Aus) Orica GreenEdge Cycling Team m.t.
3 – Peter Sagan (Svk) Liquigas-Cannondale m.t.
4 – Luis Leon Sanchez Gil (Esp) Rabobank Cycling Team m.t.
5 – Nicolas Roche (Irl) AG2R La Mondiale m.t.

OS DEZ PRIMEIROS DA CLASSIFICAÇÃO GERAL
1 – Bradley Wiggins (GBr) Sky Procycling 83:22:18
2 – Christopher Froome (GBr) Sky Procycling 0:02:05
3 – Vincenzo Nibali (Ita) Liquigas-Cannondale 0:02:41
4 – Jurgen Van Den Broeck (Bel) Lotto Belisol Team 0:05:53
5 – Tejay Van Garderen (EUA) BMC Racing Team 0:08:30
6 – Cadel Evans (Aus) BMC Racing Team 0:09:57
7 – Haimar Zubeldia Agirre (Esp) RadioShack-Nissan 0:10:11
8 – Pierre Rolland (Fra) Team Europcar 0:10:17
9 – Janez Brajkovic (Eslo) Astana Pro Team 0:11:00
10 – Thibaut Pinot (Fra) FDJ-Big Mat 0:11:46