Copa V02 sobe a Serra de Campos do Jordão no dia 25 de novembro

HomeCompetições

Copa V02 sobe a Serra de Campos do Jordão no dia 25 de novembro

Saiba mais sobre a região, que oferece muitas opções para pedalar, tanto para estradeiros quanto para mountain bikers

Fotos de divulgação

Região atrai tanto mountain bikers quanto ciclistas

No dia 25 de novembro tem a Copa V02 de Ciclismo Amador. A largada será em Santo Antônio do Pinhal e a chegada em Campos do Jordão, em um percurso de cerca de 50km. Para quem curte pedalar, a região de Santo Antônio do Pinhal oferece muitas opções de pedaladas, tanto para estradeiros quanto para mountain bikers.

A cidade, inclusive, é uma das variantes do Caminho da Fé, e funciona como ponto de parada de muitos ciclistas antes de encararem os últimos 50km até Aparecida, lá embaixo, no Vale.

Pinhal tem uma infinidade de estradinhas de terra, incluindo algumas sinalizadas, como a Trilha dos Tropeiros, muito usada pelos peregrinos como atalho para quem está indo em direção a Aparecida. Ela começa no km 160,8 da rodovia SP50, no Bairro dos Mouras, e atinge 1090 metros de altitude.

Para os mountain bikers mais experientes, a trilha do Zigue-Zague, com 10km de extensão, passa por trechos de mata e dá acesso à Cachoeira do Lageado. Outra opção para quem tem boas pernas é uma visita ao Pico Agudo. O caminho – de apenas 7km – é todo sinalizado a partir do centro. A vista do alto e a beleza da estradinha compensam todo o esforço necessário para superar alguns trechos de paredes bem íngremes.

Mas para os amantes do ciclismo que curtem uma estradinha sinuosa de serra, não há nada no Estado de São Paulo parecido com a Rodovia Monteiro Lobato, ou Estrada Velha de Campos de Jordão. Com boa sinalização e asfalto perfeito, a SP-50 lembra as estradas que vemos nas famosas provas de ciclismo europeias e recebe todos os anos pelo menos três importantes provas de ciclismo.

Saindo do centro, são cerca de 35km até o Parque das Cerejeiras, na entrada de Campos do Jordão, a 1.660 metros. A pendência média varia de 5% a 15% e dá para subir tranqüilo com uma bike de ciclismo, nesse caso um cassete de pelo menos 25 dentes ajuda nos trechos mais duros e, pegar a estrada bem cedo (entre 7h e 9h) é garantia de pouco trânsito nos fins de semana.

Se as pernas estiverem boas, vale a pena seguir a estrada até Campos do Jordão e rodar mais 10km até alcançar os 2.025 metros do Pico do Itapeva, de onde em dias claros e sem nuvens, é possível ver até 7 cidades do Vale do Paraíba.

Mais informações sobre a Copa VO2, clique aqui