Copa América abre a temporada de ciclismo no dia 6 de janeiro

HomeCompetições

Copa América abre a temporada de ciclismo no dia 6 de janeiro

Prova será disputada em um circuito montado no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro

Sérgio Shibuya / Divulgação

Circuito no Aterro do Flamengo recebe a competição dia 6 de janeiro

A temporada 2013 do ciclismo brasileiro começa com a 13ª Copa América de Ciclismo no dia 6 de janeiro, que será disputada em um circuito montado no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro.

A largada – o feminino começará às 7h30 e o masculino as 9h15 – e a chegada serão em frente ao no Monumento Nacional aos Mortos da 2ª Guerra Mundial (Monumento aos Pracinhas), no Parque do Flamengo -, ao lado do MAM (Museu de Arte Moderna A disputa será mostrada ao vivo pela Rede Globo, dentro do Esporte Espetacular.

A edição deste ano reunirão equipes nacionais e estrangeiras. Do Brasil estarão presentes das 12 mais bem colocadas do 9º Tour do Brasil/Volta Ciclística de São Paulo, e até sete equipes estrangeiras convidadas. No feminino, a prova contará com as mais bem colocadas no ranking nacional segundo a classificação mais recente da CBC antes da competição.

A Copa América de Ciclismo 2013 contará pontos para o ranking da União Ciclística Internacional (UCI) na Elite masculino/Sub 23. A prova é da classe 2.2, conforme os regulamentos UCI, registrada no calendário internacional, América Tour. O evento atribui a seguinte pontuação para o ranking: 1º lugar – 40 pontos; 2º lugar – 30 pontos; 3º lugar – 16 pontos; 4º lugar – 12 pontos; 5º lugar – 10 pontos; 6º lugar – 08 pontos; 7º lugar – 06 pontos; e 8º lugar – 03 pontos.

No ano passado, a vitória foi brasileira em ritmo de tango. O argentino Francisco Chamorro, da equipe Real Cycling Team, de Sorocaba (SP), venceu a competição no sprint, completando as nove voltas no circuito de 12,2 km em 2h27min34seg085. No feminino, que contou somente com ciclistas nacionais, a vitória foi de Valquíria Pardial, da Funvic/Pindamonhangaba, com o tempo de 55min12seg852, para as três voltas, no percurso pela ruas da Cidade Maravilhosa.

Mais informações no site www.yescom.com.br