Aprenda a fazer um farol a partir de uma lanterna tática

HomeManutenção

Aprenda a fazer um farol a partir de uma lanterna tática

Veja como se improvisa um farol de bicicleta usando uma lanterna de mão

Texto e fotos de Marcos Adami

Um ótimo farol feito a partir do Guepardo Attack

O suporte dos antigos modelos da CatEye servem de base para o novo farol de LED

Já se foi o tempo em que adquirir um bom farol era sinônimo de alto investimento. Com a popularização das lâmpadas de LED, pequenas lanternas fazem – e muito bem – o serviço de iluminar com eficiência.

Para quem quer economizar e curte pôr a mão na massa, nossa dica é adquirir uma lanterna tática e construir o seu próprio farol para adaptar no guidão de qualquer bicicleta. Lanterna tática são aquelas que possuem luz intensa e normalmente são utilizadas para caça e pesca e também em atividades de segurança patrimonial e serviço policial.

Há diversas marcas no mercado com preços muito acessíveis. Algumas possuem foco e intensidade de luz ajustável, bateria recarregável, e algumas possuem o modo piscante, que é particularmente interessante para nós ciclistas.

Suporte para lanterna próprio para ser instalado no guidão da bike

Para fixar a lanterna no guidão da bike de maneira segura e estável a dica é adquirir um suporte para essa finalidade. São suportes muito baratos (R$ 10), que vão fixados no guidão e possuem uma abertura onde se encaixa a lanterna. Antes de comprar, verifique se o diâmetro da lanterna a ser fixada é compatível.

Outra maneira ainda mais econômica é utilizar uma base dos antigos faróis CatEye (por exemplo, os modelos Krypton ou os Halogen HL-50011). Basta fixar a lanterna sobre o suporte com duas tiras do tipo Zip-Tie e então prender o suporte no guidão.

Uma das lanternas indicadas para essa adaptação é a Guepardo Attack, que custa em média R$ 109 nas principais lojas de artigos de caça e pesca e de materiais esportivos.

O kit da Attack inclui a lanterna, a bateria recarregável e o carregador bivolt

A Attack é feita de alumínio, compacta e pesa apenas 130 gramas. A lâmpada LED de 3 Watts emite uma luz bem branca de 140 lumens. Já a bateria de Ni-Mh tem 3,7 volts e é recarregável, com duração de até 5 horas. O foco é regulável e tem três modos de iluminação: forte, fraco e flash piscante.

Lanterna tática Guepardo Attack

  • Led Cree de 3 Watts
  • 140 Lumens
  • Com ajuste de foco
  • Corpo de alumínio
  • Alcance de 150 metros
  • Três modos de iluminação: forte, fraco e piscante
  • Bateria recarregável de 1500mAh (Níquel-Manganês)
  • Autonomia de até 5 horas
  • Recarregardor incluído, 110-220 volts
  • 130 gramas