Copa América de Bicicross reúne os melhores pilotos em Paulínia

HomeCompetições

Copa América de Bicicross reúne os melhores pilotos em Paulínia

Provas serão disputadas nos dias 4, 5 e 6 de fevereiro na pista do Conjunto Poliesportivo Monte Alegre

Foto de divulgação

Provas de bicicross em Paulínia reúnem feras do BMX

Pelo oitavo ano seguido, as feras do bicicross no Continente Americano estarão reunidas no Brasil. Trata-se da Copa América de Bicicross, programada para os dias 4, 5 e 6 de fevereiro, outra vez em Paulínia, no interior de São Paulo, na pista do Conjunto Poliesportivo Monte Alegre.

Os melhores pilotos nacionais, no masculino e feminino, e destaques do exterior mostrarão toda a habilidade e força em uma das mais emocionantes disputas do calendário nacional. Nas sete edições realizadas, são quatro vitórias de estrangeiros contra três dos atletas brasileiros, o que aquecerá ainda mais a disputa deste ano. Modalidade que combina força e habilidade, o bicicross vai atraindo cada vez mais praticantes e é uma esperança de medalha para o país nos Jogos Olímpicos.

O sistema de disputa no masculino prevê a classificatória, na terça, que definirá 56 classificados (tomada de tempo individual) para a prova final, no dia 6 (quarta-feira). Eles se juntarão aos pré-classificados – quatro melhores brasileiros do ano passado, e de 4 a 6 estrangeiros convidados. A partir daí, em baterias com oito atletas, os quatro melhores seguem na briga até a bateria decisiva, quando será conhecido o campeão de 2013. No feminino não haverá classificatória.

Ao longo da história da competição, que começou sendo disputada em Paulínia (SP), o Brasil venceu em 2006, com Daniel Jorge, em 2007, como Daivlin Baltazar, em 2010, com Renato Rezende. Já os títulos de estrangeiros aconteceram em 2008, 2009 e 2012, com o argentino Ramiro Marino, e em 2011, com o colombiano Augusto Castro. No feminino, que fez sua estreia em 2007, as vitórias foram de Ana Flávia Sgobin (07), Mayara Perez (09 e 10) e Bianca Quinalha (11/12).

A programação oficial começa, no dia 4, segunda-feira, das 13h às 16h30, com a entrega de kits e placas de identificação. Os treinos livres também acontecerão neste período. No dia 5, terça-feira, será a vez da fase classificatória. Entre 8h e 9h15 acontecerão os treinos livres, sendo que a assinatura da súmula e entrega de chips serão feitas a partir das 9h30. A primeira tomada de tempo para a seleção de 56 pilotos será das 9h45 às 12h, ficando a segunda entre 13h30 e 15h. No dia 6, acontecerá a Prova Principal. O Congresso Técnico será realizado também na terça, aproximadamente 15 minutos após o término da classificatória, na pista do evento.

Mais informações aqui