Kléber Ramos é bicampeão e Luciene Ferreira conquista 6º título em Santos

HomeCompetições

Kléber Ramos é bicampeão e Luciene Ferreira conquista 6º título em Santos

O evento, com disputas em Guarujá, Peruíbe, Itanhaém e Santos contou pontos para o ranking brasileiro de estrada

Fotos Ivan Storti / Divulgação

No sprint final, o cubano Michel Fernandez foi o mais rápido pela segunda vez no torneio

Prevaleceu o favoritismo no 27º Torneio de Verão de Ciclismo, encerrado neste domingo (3 de fevereiro), com a 4ª etapa, em Santos. Kléber Ramos, do Clube Dataro de Ciclismo/ Rossetti Bikes/ Maxxis Calypso, garantiu o bicampeonato (também levou em 2010), na elite masculina, e Luciene Ferreira, do Team Funvic/ São José dos Campos, comemorou o inédito hexacampeonato na elite feminina.

O evento, que também teve disputas em Guarujá, Peruíbe e Itanhaém, contou pontos para o ranking brasileiro de estrada nas duas categorias e na júnior. Também ergueram as taças Vitor Fernandes da Fonseca, do Centro de Excelência de Iracemápolis, na júnior; Fernando Dias Vilela Bueno e Silva (Ice Racing Team), na open; e Hamilton Fernandes de Souza (Limeira), na sênior.

A etapa final foi disputada na Avenida Mário Covas, a Portuária, tradicional circuito dos pedais, com disputas acirradas pelos títulos. Na elite masculina, Kléber chegou à final um ponto atrás de João Marcelo Gaspar, equipe Iron Age/ Colner/ Sorocaba/ Penks, e soube trabalhar bem com o apoio de sua equipe.

No sprint final, o cubano Michel Fernandez, da São Francisco Saúde/ Powerade/ Botafogo/ Ribeirão Preto, venceu pela segunda vez, completando as 33 voltas (87,45 km), em 2h01min45s. O campeão chegou “colado” em segundo, com experiente Daniel Rogelin, também de Ribeirão Preto, em terceiro. João Marcelo, que vinha líder desde a segunda etapa, ficou em sexto lugar, não ameaçando o segundo título de Kléber, vitorioso na abertura do evento.

“Foi um resultado importante nesse começo de ano. Também fui terceiro na Copa América e agora é trabalhar, com o apoio da minha equipe, que me ajudou muito nessa conquista, para continuar buscando títulos”, afirmou o paraibano Kléber, da equipe comandada pelo ex-ciclista olímpico, Hernandes Quadri Júnior.

Ainda na etapa, Geovane Andriatto e Armando Camargo, o Piá, da Memorial/ Prefeitura de Santos/ Giant, representaram bem a Cidade, em quarto e quinto lugares na etapa. Armando, inclusive, repetiu o resultado pela terceira vez, terminando o Torneio nesta mesma colocação.  No ranking final,Kléber somou 29 pontos, quatro a mais que João Marcelo. Michel Fernandez ficou com 24, Rogelin, com 23 e Piá, com 18.

Luciene Ferreira comemorou o inédito hexacampeonato na elite feminina

Entre as mulheres, depois do “tropeço” na etapa inicial, quando foi a segunda colocada, atrás de Gimena Stocco, de Ribeirão Preto, a hexacampeã venceu as três disputas seguintes, confirmando ser a “Rainha” do Torneio de Verão. Em Santos, ela completou as 20 voltas (26,7 km) em 48min00s. “Estou muito feliz. Esse Torneio tem um grande valor no ciclismo nacional e chegar a seis títulos é uma marca muito importante”, afirmou Luciene, atleta do Mato Grosso do Sul.

Na classificação final, Luciene comemorou o sexto título, somando 46 pontos, contra 37 de Gimena. Alice Melo, do Centro de Excelência de Americana, terminou na terceira posição, com 33, enquanto que Viviane dos Santos (Araçatuba), terceira na etapa final, ficou com 21. Camila Coelho, companheira de equipe de Luciene, marcou 20 pontos.

Na júnior, Vitor Fernandes da Fonseca venceu pela terceira vez (só não levou no sábado), para recuperar a primeira colocação, que estava com Douglas Fernando Ribeiro, também do Centro de Excelência de Iracemápolis. Na etapa, o campeão cruzou a linha de chegada em 48min50s após 12 voltas (31 km).Outro ciclista da mesma equipe, Angelo André da Silva, ficou terceiro, confirmando o grande trabalho de base realizado na cidade do interior paulista, pelo experiente técnico Renato Buck.

Na sênior, Hamilton Fernandes de Souza precisou apenas do terceiro lugar para festejar o novo título. Luiz Oliveira Pereira (São Caetano do Sul) foi o melhor na etapa, em 1h04min17s, após 16 voltas (42,72 km). Já na open, Fernando Dias Vilela Bueno e Silva foi o segundo pela segunda vez seguida para ficar com o caneco. Erick Rogério Dias de Oliveira (Cooltowels/ Lelin Bikes/ Integra Suplementos/ Satélite Alarme) levou a etapa em 53min37s, em 14 voltas (37,1 km). Nesta categoria, o ciclista Ohlis Rocha sofreu um acidente durante o sprint final. Ao sair do pelotão, ele se chocou com a traseira de um caminhão que estava estacionado (desde antes do início das disputas). O atleta não teve fraturas graves.

Os resultados completos do 27º Torneio de Verão de Ciclismo estarão disponíveis no site oficial da Liga Santista de Ciclismo