Sistema de transmissão usa esferas em vez de engrenagens no cubo traseiro

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Sistema de transmissão usa esferas em vez de engrenagens no cubo traseiro

Nova tecnologia promete infinitas combinações de marchas

Uma nova tecnologia de transmissão para bicicletas já está disponível no mercado. Embora pouco conhecida entre nós e ainda com pouca penetração no mercado, o sistema NuVinci N360 – desenvovido pela empresa norte-americana  Fallbrook Technologies – é comercializado desde 2007.

O sistema equipa diversos modelos de bikes, desde dobráveis, até bikes de cicloturismo, tandems e até e-Bikes.

O NuVinci N360 consiste num cubo traseiro (onde fica o mecanismo) e o punho onde se comanda as mudanças de velocidades.  Na prática, o equipamento funciona semelhante às caixas de transmissão de carros automáticos, com a diferença que as combinações de “marchas” são praticamente infinitas e microajustável.

O segredo do NuVinci está nas esferas que trabalham numa superfície cônica. Com um leve toque no punho, o ângulo de trabalho das esferas se altera e a relação muda instantaneamente. Segundo a empresa, o Nuvinci N360 equivale a uma relação 50×12, com a vantagem de ter combinações infinitas.

O cubo traseiro pesa sozinho 2,2kg e o sistema já equipa alguns modelos de fábrica, como a Jamis Commuter 4, que custa nos EUA US$ 950.

Mais informações no site http://www.fallbrooktech.com/cycling/n360