Santiago Ascenço e Carla Moreno vencem 1ª etapa do Troféu Brasil  de Triathlon

HomeCompetições

Santiago Ascenço e Carla Moreno vencem 1ª etapa do Troféu Brasil de Triathlon

Prova foi disputada em Santos debaixo de intensa chuva

Foto João Pires / Divulgação

Santiago Ascenço e Carla Moreno vencem abertura do Troféu Brasil de Triathlon

Debaixo de chuva intensa, do início ao final da prova, e repetindo o resultado da etapa de abertura da temporada passada, o goiano Santiago Ascenço e a paulista Carla Moreno venceram a primeira etapa do 23º Troféu Brasil de Triathlon, em Santos, neste domingo (17 de março).

Tricampeão da prova, Santiago completou os 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida em 1h47min16seg. Carla, que já foi campeã por oito vezes, cruzou a chegada em 2h01min58seg. A segunda etapa será no dia 12 de maio, em São Paulo.

A mais tradicional prova de triatlo do país começou a temporada 2013 esbanjando competência. Apesar da chuva, que não deu trégua em nenhum momento, não foram registrados acidentes. Ao contrário, foi um verdadeiro espetáculo para quem foi assistir de perto.

No masculino, a natação, com o mar bastante mexido, parecia dar o ritmo de como a prova ia acontecer. O santista Frederico Monteiro liderou a primeira parte da prova, seguido pelo brasiliense Henrique Silveira. O catarinense Edimilson Pereira saiu da água em quarto, seguido pelo mineiro, Adriano Sacchetto, campeão da temporada passada. Ascenço foi o nono a sair da água. A partir daí, foi uma verdadeira prova de recuperação para o goiano, que só conquistou a liderança na segunda metade da prova de ciclismo. A partir daí, foi só mantendo a posição.

“Não saí tão bem da água, mas vim me sentindo bem no ciclismo, apesar de não conseguir alcançar os dois líderes, mas quando coloquei o pé no chão senti que eu tava com um volume bom de corrida, a perna respondeu bem, então, coloquei meu ritmo no início e consegui segurar este ritmo até o fim. Acho que os treinos fortes fizeram com que eu tivesse essa resistência, manter o sofrimento e o esforço por um tempo mais prolongado foi o que acabou me ajudando” afirma Ascenço.

No feminino, imperou o favoritismo de Carla Moreno, que foi a sexta, no geral, a sair da água. Ela nem pode ver pelo retrovisor a disputa pelo segundo lugar, que em alguns momentos da prova ficou embolado entre Flávia Fernandes, campeã de 2012, e a santista Carolina Furriela, que se deu melhor e manteve a colocação a partir da chegada do ciclismo. No fim da prova, 2min43seg separaram Carolina de Carla Moreno.

“Foi uma prova boa e consegui fazer alguns testes e fui muito feliz. Venho treinando desde novembro e o ano passado foi, pra mim um ano de transição. Comecei a treinar com novos focos e objetivos. A prova é um lugar mágico, onde tem torcida, onde tem que estar pronto para o desafio, e tudo que faço eu faço me divertindo. Minha preparação está bastante forte e focada para esta temporada”, revela Carla.

Resultados da 1ª etapa:
Masculino – 1º) Santiago Ascenço, 1h47min16seg; 2º) Henrique Silveira, 1h48min03seg; 3º) Adriano Sachetto, 1h48min47seg; 4º) José Augusto Antunes, 1h51in39seg; 5º) Frederico Monteiro, 1h52min17seg;

Feminino – 1ª) Carla Moreno, 2h01min58seg; 2ª Carolina Furriela, 2h04min41seg; 3ª) Flávia Fernandes, 2h06min59seg; 4ª) Fernanda Garcia, 2h07min07seg; 5ª) Ariane Monticeli, 2h06min27.

A temporada 2013 do Troféu Brasil de Triathlon terá seis provas no ano, sendo duas delas na Capital Paulista e as demais em Santos. Após a abertura no dia 17 de março, no litoral paulista, terminando no dia 8 de dezembro, no mesmo local. As etapas são as seguintes: 1 etapa, 17/03, Santos; 2ª etapa, 12/05, São Paulo; 3ª etapa, 23/06, São Paulo; 4ª etapa, 22/09, Santos; 5ª etapa, 27/10, Santos; e 6ª etapa, 08/12, Santos .

Mais informações no site www.trofeubrasil.com.br