“Por mim, eu daria de volta a Armstrong suas vitórias no Tour”, diz Jan Ullrich

HomeCompetições

“Por mim, eu daria de volta a Armstrong suas vitórias no Tour”, diz Jan Ullrich

Ciclista alemão fala sobre o caso em entrevista para a revista Sport-Bild

Foto de divulgação

Lance Armstrong e Jan Ullrich: o passado condena?

O alemão Jan Ullrich afirmou que, por ele, os sete títulos de campeão do Tour de France de Lance Armstrong deveriam ser restituídos. Os títulos foram retirados após o ciclista texano ter sido banido do esporte depois de investigação sobre doping. “Por mim, eu daria de volta a Armstrong suas vitórias no Tour”, afirmou, em entrevista para a revista Sport-Bild.

Ullrich cita como exemplo o caso de Bjarne Riis, que após confessar doping em 2007, perdeu a vitória de 1996, mas restituiu o título um ano depois. Mas, ao contrário de Armstrong, Riis nunca foi formalmente destituído de seu título do Tour de France por parte das autoridades antidoping devido às restrições do estatuto.

“É assim que as coisas eram na época”, afirma o alemão, que duelou muitas vezes com Armstrong e terminou em segundo lugar nas edições de 2000, 2001 e 2003. Ullrich confessou doping no mês de junho desse ano. Na semana passada, um relatório da Comissão do Senado francês revelou que Ullrich havia testado positivo para EPO no Tour de France de 1998 após uma análise retrospectiva de amostras armazenadas.

O alemão, que não voltou a correr desde que o seu nome foi implicado na Operación Puerto, um dos maiores escândalos de doping do ciclismo, garantiu que não tem qualquer intenção de ver o seu nome no lugar de vencedor.  Nesse contexto, não é nenhuma surpresa Ullrich sair por aí dizendo que deveriam restituir os títulos de Lance Armstrong. Afinal… quem merece herdar as vitórias?