Colômbia domina o pódio da 1ª etapa do Tour do Rio

HomeCompetições

Colômbia domina o pódio da 1ª etapa do Tour do Rio

O brasileiro Rafael Andriato ficou com a quarta colocação, a 1min09s

Fotos: Divulgação

Colombianos se destacaram na abertura do Tour do Rio

Três colombianos, todos da equipe EPM-UNE-Colômbia, ocuparam o pódio da 1ª etapa do Tour do Rio, nesta quarta-feira (28 de agosto). O vencedor foi Weimar Roldan, com o tempo de 3h57min06. Em segundo, com o mesmo tempo, chegou Edwar Ortiz, que lidera ainda a classificação de montanhas. Em terceiro está Jaime Castañeda, a 1min09s. “Hoje foi um dia perfeito para nossa equipe. Treinamos bastante para o Tour do Rio e não considero o resultado como uma surpresa”, disse Weimar Roldan, que cruzou a linha de chegada de mãos dadas com Edwar Ortiz, seu tio. “Foi um gesto que mostra a união da nossa equipe, ainda mais por ter sido com meu tio.”

O brasileiro Rafael Andriato, da equipe Vini Fantini-Selle Italia, chegou na quarta colocação, também a 1min09s. Roberto Pinheiro, da Funvic-Brasilinvest, de São José dos Campos, foi o quinto, com o mesmo tempo.

Etapa foi disputada entre o Rio de Janeiro e Angra dos Reis

A etapa, entre Rio de Janeiro e Angra dos Reis, teve percurso de 162,8km.Os ciclistas pedalaram em pelotão único até aproximadamente o quilômetro 90 da prova, quando um grupo de nove atletas se soltou numa fuga e conseguiu abrir cerca de três minutos de vantagem. Dentre estes nove se encontravam os três que terminaram no pódio, além de Rafael Andriato.

“Como estava muito vento, só consegui a quarta colocação porque me uni a minha equipe para colar no pelotão de frente, onde os colombianos estavam” disse Andriato. “Em 2011, ganhei a segunda etapa do Tour do Rio. Espero repetir o feito nesta quinta-feira.”

O cenário da primeira etapa do Tour do Rio contou com algumas das praias cariocas menos concorridas e mais preferidas pelos surfistas, como Barra da Tijuca, Recreio, Prainha, Grumari e estrada da Pedra de Guaratiba. Rumo à linha de chegada, em Angra dos Reis, o percurso ainda passou por Santa Cruz e pela Avenida Brasil.

Nesta quinta-feira, às 10h, os ciclistas largam de Volta Redonda com destino a Três Rios, na segunda das cinco etapas da competição.

Os líderes do Tour do Rio após a 1ª etapa

OS CINCO PRIMEIROS DA ETAPA
1º Weimar Roldan (EPM-UNE, Colômbia) – 3h57min06s
2º Edwar Ortiz (EPM-UNE, Colômbia) – 3h57min06s
3º Jaime Castañeda (EPM-UNE, Colômbia) – 3h58min15s
4º Rafael Andriato (VINNI FANTINI / SELLE ITALIA, Italia) -3h58min15s
5º Roberto Pinheiro (FUNVIC / BRASILINVEST /São José dos Campos) – 3h58min15s

CLASSIFICAÇÃO POR PONTOS
1º Weimar Roldan (EPM-UNE, Colômbia) – 54 pontos
2º Edwar Ortiz (EPM-UNE, Colômbia) – 53 pontos
3ª Jaime Castañeda (EPM-UNE, Colômbia) – 52 pontos

CLASSIFICAÇÃO POR EQUIPES
1º EPM-UNE, Colômbia
2º Vini Fantini Selle Italia, Itália
3º OFM / Quinta da Lixa / Golden Times, Portugal