Shimano apresenta oficialmente o novo freio a disco Ultegra

HomeLançamentos

Shimano apresenta oficialmente o novo freio a disco Ultegra

Produto chega ao mercado mundial em novembro de 2013

Marcos Adami / Bikemagazine
Fotos de divulgação

Finalmente a Shimano apresentou oficialmente seu sistema de freio a disco para bikes de ciclismo. O novo freio R785 faz parte da linha Ultegra Di2 e foi criado para equipar tanto as bikes de ciclocross quanto as road, seja bike de estrada ou crono, e é compatível com os grupos Ultegra 6870 Di2 e Dura-Ace 9070 Di2. A novidade é uma das atrações da Interbike, em Las Vegas.

Os rotores e pinças trazem a consagrada tecnologia conhecida como IceTech, com aletas que ajudam na refrigeração desses componentes e são particularmente interessantes nas longas descidas de serras. As pinças são de dois pistões e os rotores estão disponíveis nos diâmetros 140mm e 160mm e são do tipo Center Lock para serem fixados nos cubos CX75.

Os manetes são ligeiramente mais altos do que os normais já que trazem em seu interior o pequeno reservatório do fluido hidráulico. O peso do par de manetes é de 515 gramas e a distância do manete ao guidão pode ser ajustado, bem como a distância que o manete percorre até que comece a acionar a pastilha de freio efetivamente.

O novo componente chega ao mercado europeu e norte-americano em novembro de 2013. O peso total do conjunto (manetes, pinças, mangueiras, óleo e rotores) é de 1.066 gramas.

VÍDEO