Alunos da Escola Park Tool fazem estágio na Brasil Cycle Fair, em São Paulo

HomeÚltimo KM

Alunos da Escola Park Tool fazem estágio na Brasil Cycle Fair, em São Paulo

Aprendizes colocaram em prática suas habilidades no stand da Focus Bikes durante a feira de bicicletas em São Paulo. Para a temporada 2014, a Escola Park Tool prepara novidades. Confira

INFORME PUBLICITÁRIO
Fotos de divulgação

Alunos da Escola Park Tool fizeram estágio no stand da Focus Bikes, na Brasil Cycle Fair

Alunos da Escola Park Tool tiveram uma grande oportunidade na Brasil Cycle Fair, feira do setor de bicicletas realizada no início de novembro em São Paulo. Durante o evento, os estudantes puderam colocar em prática o que aprenderam no stand da Focus Bikes.

[nggallery id=246]

“A atividade contou como estágio e foi importante para aprimorar o conhecimento”, afirma o empresário Henrique Zompero, um dos sócios-proprietários da bike shop paulistana Global Esporte, onde funciona, desde fevereiro, a primeira Escola Park Tool da América Latina.

Vicente Almeida Junior no estágio na feira Brasil Cycle Fair, em São Paulo

Vicente Almeida Junior, de São José dos Campos (SP), esteve entre os que participaram do estágio na Brasil Cycle Fair. O atleta, que disputou provas de mountain bike por 12 anos, já cursou os oito módulos da Escola Park Tool e ficou satisfeito com a experiência na feira. “Foi importante para o aprendizado”, diz.

O biker, que sempre trabalhou na área de bicicleta, comprou o ferramental Park Tool e está há dois meses atendendo a clientela informalmente em sua casa, mas já busca um ponto comercial para abrir sua loja e regularizar a atividade. “A Escola Park Tool foi importante, pois ela oferece um padrão de excelência que o público-alvo exige. Como sempre mexi nas minhas bikes, tenho credibilidade.”

TEMPORADA 2014
Muitas novidades estão sendo preparadas para a temporada 2014. “Além de novas parcerias, nosso plano é levar alguns alunos para os Estados Unidos, na sede da Park Tool, em Saint Paul, no estado de Minnesota”, adianta Zompero, que participou de duas edições do TechSummit Park Tool em 2012 e em 2013 e ganhou a certificação e o direito de trazer o curso para o Brasil.

Outra novidade são os módulos itinerantes. “A cada mês faremos módulos em uma nova cidade. A agenda com a programação está sendo preparada e será divulgada”, completa Zompero.

Aula na Global Esporte: mais de 500 alunos já passaram pela Escola Park Tool

PADRÃO DE QUALIDADE
Na Escola Park Tool, cujo projeto foi lançado nos EUA há 7 anos, o objetivo é formar mecânicos e padronizar a utilização das ferramentas e dos procedimentos para garantir um padrão de qualidade mundial na manutenção e reparo de bicicletas.

Desde o início das atividades da escola em São Paulo, que atende de iniciantes a profissionais, mais de 500 alunos já passaram pelos módulos oferecidos. Vale destacar que todos os formados recebem certificado mundialmente reconhecido pela Park Tool Company, empresa fundada em 1963 que se tornou referência mundial em ferramentas para bicicletas e é, hoje, a maior fabricante do segmento.

Em São Paulo, as aulas na Global Esporte têm atraído entusiastas e alunos em busca de qualificação profissional. Após o módulo inicial, os estudantes estão capacitados para identificar e sanar problemas, contratar serviços e comprar as melhores peças. “Depois do primeiro módulo, já dá para se virar sozinho”, destaca Zompero.

Daniel Bastos, de São Paulo, que já cursou todos os módulos de formação da Escola Park Tool, destaca a qualidade do curso. “Fui direto para o nível avançado, mas depois vi a necessidade de fazer os módulos desde o começo. A escola segue à risca o padrão desenvolvido nos Estados Unidos, o que é muito importante”, avalia.

Bastos, que é piloto de helicóptero e avião, procurou a escola para aprofundar seus conhecimentos sobre mecânica de bicicletas. Hoje, tem uma oficina completa em casa e, nas horas vagas, além de cuidar de suas bikes, também tem atendido seus amigos. “Mas é preciso agendar antes”, avisa.

TEORIA E PRÁTICA
A Escola Park Tool oferece quatro níveis de curso. Amador (com carga horária de 3 horas), Iniciante (carga horária de 7 horas, em dois dias), Intermediário (aproximadamente 10 horas) e Avançado, com pelo menos 18 horas de carga horária.

As aulas incluem a parte teórica e a prática – feita na própria oficina da Global Esporte –  e os alunos aprendem as técnicas com o ferramental de conservação, limpeza e lubrificação da Park Tool.

O curso de mecânica profissional tem 66 horas de aulas teóricas  e 40 horas de estágio. Para lojistas e vendedores, as aulas oferecem informações importantes de técnicas comerciais e de como se deve abordar o cliente, ouvi-lo e entender suas necessidades. Os preços dos cursos variam de acordo com os níveis.

Além de São Paulo, a Global Esporte levou os cursos da Escola Park Tool para o Nordeste. Impulsionado pelo sucesso de sua matriz, a bike shop abriu uma filial no Recife (PE) em julho. O objetivo foi atender a demanda por mão de obra especializada e prestação de serviços. “Fizemos uma pesquisa de mercado e constatamos que Recife era bem servido de produtos, mas carecia de serviços”, conta Zompero.

Assim como a matriz paulistana, a Global Esporte Recife é associada à Park Tool School e oferece os mesmos cursos da matriz de São Paulo, no formato de módulos.

SAIBA MAIS
Escola Park Tool
Av. Paraguaçu Paulista, 681 – Artur Alvim – São Paulo, SP
(11) 2217-0531 e (11) 3280-0908
www.escolaparktool.com
www.globalesporte.com