Contador se despede do Brasil com pedalada no interior paulista

HomeCompetiçõesCiclismo

Contador se despede do Brasil com pedalada no interior paulista

Ciclista espanhol pedalou com grupo de convidados na Estrada Parque, que margeia o Rio Tietê, em Cabreúva

Texto e fotos: Dani Prandi / Bikemagazine

Contador na saída para a pedalada em Cabreúva

Alberto Contador surpreendeu-se com a intensa recepção dos fãs brasileiros e, mais ainda, com tantos ciclistas preparados que encontrou durante sua visita ao Brasil. Em seu último compromisso por aqui, na manhã desta quarta-feira (13 de novembro), o atleta pedalou cerca de uma hora com um grupo de 150 convidados da Specialized, promotora do evento, na Estrada Parque, que margeia o Rio Tietê, em Cabreúva, no interior paulista.

No café da manhã antes da pedalada, a expectativa era grande para ver, afinal, o ídolo em ação e, quem sabe, conseguir um autógrafo e uma foto. Contador, talvez por causa da intensa programação que cumpriu no Brasil, estava com cara de cansado, mas atendeu a todos – fãs e imprensa – que se acotovelaram ao seu redor sempre com gentileza.

Durante o pedal, não demorou para o pelotão principal escapar. Jesus Breno, da Specialized, manteve-se o tempo todo ao lado do espanhol. Ex-ciclista profissional, aguentou as subidas e descidas e aproveitou a oportunidade para “trocar ideias”. “O que mais me surpreendeu foi a facilidade com que ele pedala. Você ali, ofegante, e o cara puxando conversa”, diz.

Jesus Breno (1º à esquerda) acompanhou Contador lado a lado

Após a pedalada, Contador pediu um tempo para tomar um banho antes das entrevistas. Retornou rapidinho, de camisa listrada, com o irmão mais velho, Fran, que o acompanha na viagem. Durante a conversa com os jornalistas, falou sobre a Fundação Alberto Contador, que acaba de anunciar uma equipe Sub 23, além da atual equipe Júnior; seus planos para 2014 – que incluem o Tour de France e a Vuelta a Espanha – e a possibilidade de, um dia, pedalar em uma equipe brasileira. “Por que não?”, sorriu.

Contador autografa bike de fã…

… e aí está a assinatura do espanhol

Sobre sua equipe atual, a dinamarquesa Saxo, Contador confirmou que depois de ir aos Estados Unidos, nesta quinta-feira (14 de novembro), vai participar do primeiro treino para a temporada que vem nas Ilhas Canárias, no final do mês. Seu irmão, Fran, contou que a equipe Saxo ainda busca um segundo patrocinador após a saída do magnata russo Oleg Tinkoff, logo depois do Tour de France desse ano. Uma equipe top, segundo ele, precisa de um patrocínio entre 8 a 9 milhões de euros por ano para dar conta de seus compromissos.

O único assunto proibido foi o doping. Três vezes campeão do Tour de France (2007, 2009 e 2010), Contador perdeu um dos títulos após testar positivo e teve de cumprir suspensão.