Dos 151 que largaram, só 78 terminaram a Volta de São Paulo

HomeCompetiçõesCiclismo

Dos 151 que largaram, só 78 terminaram a Volta de São Paulo

Edição 2014 apostou em novos percursos, incluindo subida a Monte Verde (MG) pela 1ª vez

Pelotão na última etapa, no Centro de São Paulo Foto: Sérgio Shibuya

Pelotão na última etapa, no Centro de São Paulo Foto: Sérgio Shibuya

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

Dos 151 ciclistas que largaram na 10ª edição do Tour do Brasil/Volta de São Paulo, só 78 completaram a corrida de oito etapas. A maior debandada ocorreu neste domingo (16 de fevereiro), na última etapa, disputada no Centro Histórico de São Paulo, na qual 25 atletas abandonaram e 2 não largaram. Muitos preferiram abandonar tanto pelo forte ritmo do circuito tanto pelo risco de quedas por causa do asfalto molhado.

Nas 3 primeiras etapas, 14 ciclistas saíram da disputa. Na 4ª etapa, na prova de contrarrelógio individual, houve o 2º maior desfalque, com 14 ciclistas “fora do tempo limite”, segundo o boletim, mas que, na verdade, segundo apurou o Bikemagazine, foram flagrados pelos comissários pegando vácuo de automóveis e também de outros atletas.

Entre os que abandonaram no finalzinho está Rodrigo do Nascimento, da equipe de Ribeirão Preto, que foi obrigado a desistir da disputa após uma queda na 7ª etapa, no sábado (15 de fevereiro). O ciclista, que brigava pelas cinco primeiras posições na classificação geral, sofreu uma lesão no cotovelo. “O Rodrigo treinou muito para a Volta e merecia terminar entre os melhores. Infelizmente, essas coisas acontecem no ciclismo e não podem apagar toda a luta da equipe nesses oito dias de disputa”, afirmou Marcelo Donnabela, técnico da equipe.

Veja os boletins das etapas

A edição 2014 da Volta de São Paulo apostou em novidades no percurso. Em 7 etapas na estrada e um contrarrelógio individual, a competição passou por destinos já conhecidos, como Sorocaba e Atibaia, e novas cidades, como Barueri, Botucatu, Brotas e Águas de Lindoia, além da mineira Monte Verde, estreante no percurso.

A ida a Monte Verde entrou no lugar da subida da serra de Campos do Jordão. Com largada de Atibaia e chegada a 1.512 metros sobre o nível do mar, a jornada foi toda em subida. A subida pra valer começou com 74,7 quilômetros percorridos. O ponto mais alto da etapa foi no KM 93,8 do trajeto, a 1.562 metros sobre o nível do mar.

Das 20 equipes na disputa, 14 eram brasileiras e 6 estrangeiras.