Nas alturas de Minas Gerais: etapa até Monte Verde sobe mais de 1.500 metros

HomeCompetiçõesCiclismo

Nas alturas de Minas Gerais: etapa até Monte Verde sobe mais de 1.500 metros

2014 marca a edição mais dura e técnica da Volta de São Paulo, que pela 1ª vez passa na Rodovia Fernão Dias

Altimetria da etapa até Monte Verde, em Minas Gerais

Altimetria dos últimos 3 quilômetros da etapa até Monte Verde, em MG

Marcos Adami / Bikemagazine
Fotos de divulgação

Pela primeira vez a Volta de São Paulo vai a Minas Gerais. A mais importante corrida por etapas do Brasil trocou a subida da serra de Campos do Jordão por Monte Verde. Com largada de Atibaia, a etapa rainha será no sábado, véspera da final em São Paulo, e terá a chegada a 1.512 metros sobre o nível do mar.

A jornada de 100,4km – praticamente toda em subida – começa às 7 horas em frente à Igreja Matriz, a 780 metros, e o pelotão vai se deslocar neutralizado 2,5km até o KM 38 da BR-381, a Fernão Dias, rodovia federal que estreia na competição.

Depois da largada oficial, a corrida continua pela Fernão Dias até a cidade de Camanducaia, onde será disputada a primeira meta-volante no KM 69,5 da etapa, a 1.005 metros de altitude.

Pelotão estreia percurso em Minas Gerais em 2014 Foto: Marcio Kato/MBraga Comunicação

Pelotão estreia percurso em Minas Gerais em 2014 Foto: Marcio Kato/MBraga Comunicação

O pelotão então entra na sinuosa estrada vicinal LMG-886 que leva a Monte Verde.  A subida pra valer tem início com 74,7 quilômetros percorridos e os atletas vão passar pelo ponto mais alto da etapa no KM 93,8 do trajeto, a 1.562 metros sobre o nível do mar.

Os últimos 3 quilômetros são em leve descida e a penúltima etapa termina no portal da cidade com a chegada e prêmio de montanha de categoria PM1 a 1.512 metros sobre o nível do mar. A chegada está prevista entre 10h10 e 10h30, dependendo da velocidade do pelotão.

Após o almoço, a caravana se desloca neutralizada em direção a São Paulo, onde será disputada a etapa final no centro histórico na manhã de domingo.

A 10ª edição da Volta de São Paulo contou com um percurso mais duro, tanto no nível técnico quanto pela presença das equipes, que vieram preparadas para as novidades do percurso.

Visite o site oficial do evento para ver detalhes do percurso, mapas e altimetrias completas.