Em exposição: tecnologia brasileira que transforma pedalada em energia

HomeAgenda

Em exposição: tecnologia brasileira que transforma pedalada em energia

Mostra no Sesc Ipiranga, no Centro de São Paulo, apresenta rolo de treino desenvolvido pelo engenheiro José Armelin. O invento é capaz de carregar celular ou ligar eletroeletrônicos com a energia gerada a partir da pedalada

Bikes desenvolvida pelo engenheiro José Armelin estão em mostra no Sesc Ipiranga, em São Paulo

Rolo de treino gerador, invento do engenheiro José Armelin que está em mostra no Sesc Ipiranga

Fotos de divulgação

Uma dica de passeio para quem está em São Paulo é conferir a mostra Pedal Sustentável, em cartaz no Sesc Ipiranga (Rua Bom Pastor, 822) até o dia 29 de março, das 10h às 20h, entrada gratuita. O evento apresenta a tecnologia de transformar pedaladas em energia desenvolvida pelo engenheiro José Armelin.

O Rolo de Treino Gerador,  tecnologia brasileira patenteada, consiste em acoplar a uma bike comum um Rolo de Treino com gerador elétrico de 12 volts que, com as pedaladas, transforma em 127 volts, capaz de colocar em  em funcionamento uma TV de LED e  outros eletroeletrônicos. Também é possível recarregar celulares, smartphones e computadores portáteis, por exemplo. Vale lembrar que a quantidade de energia produzida depende da capacidade física da pessoa que está pedalando.

As pesquisas de Armelin para chegar ao equipamento começaram há mais de 10 anos, quando ele utilizou um alternador automotivo, que tem baixo rendimento. Depois, partiu para o gerador trifásico, que tem o dobro de eficiência, até chegar ao Rolo de Treino Gerador.

Pesquisas feitas pelo engenheiro José Armelin começaram há 10 anos

Pesquisas feitas pelo engenheiro José Armelin começaram há 10 anos

O invento foi destaque internacional, em 2011, na emissora CNN, que mostrou reportagem do jornalista Carlos Gianonni sobre a tecnologia brasileira de energia sustentável criada pelo engenheiro. Armelin também participou, em 2010, de um concurso português de energia renovável. Ele também participou, durante três meses, de um processo seletivo para participar de um reality show de engenharia, da Endemol, produzido pelo canal Discovery.

O inventor e sua máquina

O inventor e sua máquina

Armelin, que nasceu em Santa Bárbara d’Oeste, no interior de SP, é apaixonado por bicicletas desde a infância. Conseguiu, aos 10 anos, acender o farol de sua bike com um dínamo. “Aquele dínamo brilhou como se fosse um diamante. Depois disso, não parei mais.” Ali nascia o engenheiro elétrico, que montava e desmontava aparelhos eletroeletrônicos com facilidade.

Por muitos anos foi técnico em telecomunicações, mas decidiu mudar de vida em meados dos anos 2000. Voltou para sua cidade natal, aposentou o carro e passou a andar apenas de bicicleta. Atualmente, é professor de mecatrônica em Americana. Além de engenheiro eletricista, ele é técnico mecânico pós-graduado em Pedagogia e Marketing. Por mês, chega a percorrer mais de 600 Km sobre duas rodas. Apesar de ter um veículo na garagem – utilizado somente para emergências – gastou, em 2013, apenas R$ 70 de gasolina.