Marcus Fernandes e Flávia Fernandes vencem abertura do Troféu Brasil de Triathlon

HomeMais competiçõesTriathlon

Marcus Fernandes e Flávia Fernandes vencem abertura do Troféu Brasil de Triathlon

Chuva leve recebeu os triatletas para a abertura da competição em Santos, no litoral de São Paulo

Flávia Fernandes e Marcus Fernandes, vencedores da 1ª etapa do Troféu Brasil em Santos

Flávia Fernandes e Marcus Fernandes, vencedores da 1ª etapa do Troféu Brasil

De Santos
Fotos de divulgação / João Pires/Jump

Marcus Fernandes e Flávia Fernandes foram os melhores na etapa de abertura do 24º Troféu Brasil de Triathlon, a principal competição do gênero na América Latina. Na manhã deste domingo (23 de março), em Santos (SP), Marcus repetiu o bom desempenho do Triathlon Internacional de Santos e completou, com folga, os 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida com o tempo de 1h50min09seg, seguido por Raphael Menezes dos Santos, 1h51min37seg, e Frederico Monteiro, 1h51min37seg.

Flávia, campeã do evento em 2012, por sua vez, ganhou com o tempo de 2h07min07seg, seguida por Vanessa Gianinni, bicampeã do Troféu (2009/2011), 2h07min48seg, e Gisele Bertucci, também campeã do evento (2003), 2h08min03seg.

Marcus Fernandes na prova de bike no Troféu Brasil de Triathlon

Marcus Fernandes na prova de bike no Troféu Brasil de Triathlon

A etapa de abertura em 2014 ocorreu em uma manhã de outono de tempo fechado e, em alguns momentos, chuva leve e temperatura agradável. A presença de algumas feras da modalidade garantiu uma boa disputa, especialmente no feminino que reuniu três ex-campeãs. Sorte do público, que não se importou com o clima adverso para prestigiar o melhor do triatlo nacional na atualidade.

Na disputa do profissional masculino, Marcus Fernandes confirmou a boa fase garantindo mais um resultados positivo em pouco mais de um mês, ambos na cidade. Com um bom começo na natação, aproveitando o mar bem mexido, ele abriu vantagem sobre os adversários, chegando a mais de três minutos. A partir daí, o triatleta administrou bem, a ponto de cruzar a linha de chegada andando e com o filho Pedro, de um mês e meio, nos braços.

“Foi complicado e duro, mas o clima de me ajudou. O mar com ondas me favoreceu e, depois, consegui boa vantagem após o ciclismo. Como fiz uma boa preparação para o Internacional, antecipando minhas férias para dezembro, competi nesta etapa em forma e com ritmo e pude ter um desempenho positivo”, declarou o vencedor, que na semana que vem estará no Chile para o Pan-Americano de Triatlo.

Marcus, entretanto, não lutará pelo título do 24º Troféu Brasil de Triathlon. “Não estarei nas próximas duas provas, já que tenho uma sequência carregada de eventos. Isso me tira a chance de título, já que não há descarte este ano. Mas voou competir das duas últimas, pois vencer aqui é sempre importante e um grande desafio”, completou o competidor.

Flávia Fernandes na área de transição da competição em Santos

Flávia Fernandes na área de transição da competição em Santos

A briga no feminino foi um pouco mais acirrada, mas Flávia Fernandes acabou fechando a etapa com tranquilidade. “Foi minha terceira prova do ano e sabia que seria dura. Senti o cansaço no final do ciclismo e fiquei preocupada com a corrida, mas consegui manter o ritmo e começa a temporada com vitória. As adversárias deram bastante trabalho e tive de correr com o coração”, destacou a atleta, ex-jogadora de pólo aquático. “Foram 15 anos e, de vez em quando, dá saudade”, ressaltou a vencedora deste domingo.

Resultados da 1ª etapa – Santos
Masculino
1) Marcus Fernandes, 1h50min09seg
2) Raphael dos Santos, 1h51min37seg
3) Frederico Monteiro, 1h51min57seg
4) Antonio Manssur Filho, 1h52min14seg
5) Luiz Francisco Ferreira, 1h52min27seg

Feminino
1) Flávia Fernandes, 2h07min07seg
2) Vanessa Gianinni, 2h07min48seg
3) Gisele Bertucci, 2j08min03seg
4) Bruna Mahn, 2h08min43seg
5) Carolina Furriela, 2h09min46seg

Triatletas na prova de ciclismo do Troféu Brasil

Triatletas na prova de ciclismo do Troféu Brasil

O 24º Troféu Brasil de Triathlon volta no dia 1º de junho, na Cidade Universitária de São Paulo – USP, com largada, a partir das 8h, e chegada no Cepeusp. Será a única etapa da temporada fora de Santos e as inscrições já estão abertas no site oficial, www.trofeubrasil.com.br.

O circuito terá cinco provas no ano, que estão assim programadas: 1ª etapa, peso 1,25, em 23/03, Santos; 2ª etapa, peso 1,5, em 01/06, São Paulo; 3ª etapa, peso 1, em 21/07, Santos; 4ª etapa, peso 1, em 09/11, Santos; e 5ª etapa, peso 2, em 14/12, Santos.

Mais informações no site www.trofeubrasil.com.br