Shimano apresenta novo grupo 105 de 11 velocidades e rodas tubeless para disco

HomeLançamentos

Shimano apresenta novo grupo 105 de 11 velocidades e rodas tubeless para disco

Novo grupo 5800 tem câmbio de 11 velocidades e é compatível com freios a disco

Roda legenda

WH-RH830: Tubeless e aros de carbono

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

A Shimano anunciou nesta segunda-feira (31 de março) o lançamento do grupo Shimano 105 5800 e das rodas WH-RX830. O novo grupo agora tem 11 velocidades e ganhou freios a disco. Já as rodas, são tubeless, com aros de carbono, e compatíveis com com o sistema de freios a disco.

O lançamento traz algumas características dos grupos de alta gama Ultegra e Dura-Ace. Para garantir trocas de marchas mais rápidas e precisas, a Shimano redesenhou os trocadores e os câmbios e os cabos são revestidos de polímero.

manete

Versão do trocador para freio a disco

Os trocadores ficaram mais compactos e os manetes têm ajuste de distância em até 10mm. O câmbio dianteiro tem um braço maior e ganhou um novo mecanismo da mola. O câmbio traseiro também recebeu um novo mecanismo da mola e ajuste do cabo para melhor a regulagem.

O pedivela agora tem a aranha de quatro braços da Dura-Ace e é oferecido na versão compacta, compatível com qualquer tamanho de coroa. As coroas disponíveis são 34, 36, 39, 50, 52 e 53 dentes. Já o novo cassete de 11 velocidades é oferecido com as relações 12×25, 11×28 e 11×32.

calipe

Pinças com a tecnologia Ice Tech

Os freios a disco (Direct Mount BR-5810) agora estão 10% mais potentes graças ao pivô duplo simétrico da pinça e acomodam pneus de até 28C. Os trocadores STI estão mais compactos e trazem seu interior um discreto reservatório de óleo mineral. As pinças BR-RS785 tiveram a rota das mangueiras otimizadas (Straight Type) e são equipadas com o sistema de arrefecimento por aletas Ice Tech, que já é empregado há anos nas pinças dos grupos de alta gama do mountain bike.

A potência de frenagem pode ser ajustada para diferentes condições de terreno, habilidade e até peso do ciclista. Os rotores Freeza SM-RT99 são disponíveis nos diâmetros 140mm (standard) ou 160mm.

As novas rodas WH-RX830 são tubeless e têm os aros 17C feitos de carbono laminado. Os cubos têm rolamentos do tipo Cup & Cone (copo e cone) e sistema Center Lock para os discos.

O novo grupo 105 5800 deve chegar ao mercado mundial agosto e as rodas em setembro de 2014.

Mais informações no site oficial