Seletiva sul-americana de Mundial de Ciclismo Amador abre Brasil Ride Festival

HomeCiclismo

Seletiva sul-americana de Mundial de Ciclismo Amador abre Brasil Ride Festival

Rafael Mendes foi o vencedor da classificação geral prova Road Brasil Ride, disputada na região de Botucatu

Ciclistas na disputa da única seletiva sul-americana do Mundial de Ciclismo Amador

Ciclistas na disputa da única seletiva sul-americana do Mundial de Ciclismo Amador

De Botucatu
Fotos de divulgação / Alexandre Cappi

Em pleno clima de Copa do Mundo de Futebol, os amantes da bicicleta também compartilham sua paixão pelo esporte num evento internacional. A competição Road Brasil Ride abriu as festividades esportivas da Brasil Ride Festival, nesta quinta-feira (19).

Com largada pontualmente às 11 horas no posto RodoServ Stop, na Rodovia Castelo Branco, os atletas literalmente saíram no pé da serra para o início do percurso da prova de ciclismo. O trajeto realmente testou a resistência de cerca de 600 competidores que percorreram as sinuosas estradas da região da Cuesta, famosa pelo relevo acentuado e beleza natural.

No percurso das sinuosas estradas da região da Cuesta

No percurso das sinuosas estradas da região da Cuesta

A corrida contou com aproximadamente 72 quilômetros de extensão e mais de 1.400 metros de subida acumulada. Um percurso desafiante que selecionou os melhores ciclistas para a grande final do Campeonato Mundial de Ciclismo Amador, em Liubliana, na Eslovênia, entre os dias 28 a 31 de agosto.

O campeão na classificação geral foi Rafael Mendes, o Catalão, que andou escapado com um pelotão formado por cinco atletas até seu ataque final para a vitória: “A dificuldade foi passar a serra junto com os ponteiros, mas depois consegui encostar e seguimos revezando nós cinco. Depois apertamos o ritmo, ficando somente o (Ricardo) Pscheidt e o Orlando (Alves). Na última subida, consegui atacar e aproveitei a vantagem na descida”, comentou o campeão que também vai disputar a prova de mountain bike, “Quem está acostumado com a Brasil Ride é assim, pedala um dia, no outro também.”

Pelotão contou com 600 competidores  na abertura do Brasil Ride Festival

Pelotão contou com 600 competidores na abertura do Brasil Ride Festival

Road Brasil Ride foi válida como uma das 13 etapas qualificatórias do Campeonato Mundial de Ciclismo Amador 2014, um evento homologado pela UCI (União Ciclística Internacional). A competição, pela segunda vez no Brasil, faz parte do circuito internacional de ciclismo amador, que existe desde 2011 sob a sigla UWCT – UCI World Cycling Tour.

O Brasil Ride Festival tem continuidade com a Brasil Ride Warm Up – prova de mountain bike maratona (XCM) neste sábado (21) e a inédita corrida de montanha – Trail Run Brasil Ride – fechando o festival no domingo (22).

Mais informações e resultados aqui