João Paulo Firmino vence a 3ª etapa do Big Biker

HomeMountain bike

João Paulo Firmino vence a 3ª etapa do Big Biker

Prova foi disputada em São Luiz do Paraitinga, no interior paulista

João Paulo Firmino

João Paulo Firmino

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

João Paulo Firmino (Scott/Pedal Pró)  venceu neste domingo a 3ª etapa do Big Biker. Firmino foi o 3º campeão diferente do torneio na categoria Elite Pro na temporada 2014 – Hugo Prado Neto e Orlando Alves faturaram a 1ª e a 2ª etapas, respectivamente. A prova foi disputada em São Luiz do Paraitinga, no interior de São Paulo.

Em uma corrida extremamente disputada desde o início dos 84 km, o paulista de Franca se superou física e psicologicamente para estar no lugar mais alto do pódio. Depois de fazer parte do pelotão que disparou na frente durante os primeiros 15 km, João Paulo travou uma disputa particular com Orlando e Leandro Santos pela vitória da etapa.

“Fiz algumas fugas durante a prova, no km 20 e depois próximo ao Morro do Chapéu, mas o Orlando começou a chegar perto na parte mais puxada. Como eu me desgastei bastante nas fugas e estava com dores musculares, precisei me superar para dar um gás no final e me sagrar campeão. No fim, deu tudo certo”, comentou ele, que é treinado pelo campeão Odair Pereira.

Além da força física e mental, João Paulo garantiu que pedalar uma bike leve faz muita diferença em um circuito repleto de subidas duras – como o de São Luiz do Paraitinga. “Sem dúvida é uma vantagem poder contar com uma bicicleta que, além de ser leve, é bastante rígida e ágil. É isso que um ciclista precisa ter num circuito como esse”, disse ele, que compete na temporada 2014 com uma Scott Scale 900 RC (aro 29”).

Mesmo sem ter participado da segunda etapa do Big Biker, João Paulo soma 22 pontos e está na quinta posição da Elite; Orlando Alves é o líder. A próxima etapa acontece no dia 14 de setembro, na cidade de Santo Antonio do Pinhal. No próximo domingo, 3 de agosto, João Paulo Firmino disputa a última etapa do GP Ravelli, competição em que tem grandes chances de ser campeão: ele é o líder da disputa, com Edivando Souza Cruz na segunda colocação e Fred Mariano em terceiro.