Alex Diniz, o “Meio-Quilo”: o mais combativo do Tour de Utah

HomeCompetiçõesCiclismo

Alex Diniz, o “Meio-Quilo”: o mais combativo do Tour de Utah

Brasileiro fatura prêmio de montanha e sobe para 6º na classificação geral da competição nos EUA

Alex Diniz na chegada da 4ª etapa do Tour de Utah

Alex Diniz na chegada da 4ª etapa do Tour de Utah

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação / Luis Claudio Antunes/PortalR3

Quando começou no ciclismo, há pouco mais de uma década, Alex Diniz pesava 51 quilos e acabou ganhando o apelido de “Meio-Quilo”. Hoje, aos 28 anos, e com uns 10 quilos a mais, o apelido continua, mas a história é outra. O pernambucano que integra a Funvic-Brasilinvest, de São José dos Campos, vem colecionando vitórias e histórias no ciclismo para o Brasil.

No Tour de San Luis do ano passado, na Argentina, deixou para trás na subida, nada mais, nada menos, que o espanhol Alberto Contador (Tinkoff-Saxo). Agora, é um dos destaques do Tour de Utah, nos EUA. Na etapa desta quinta-feira (7 de agosto), Diniz atacou o pelotão a 30 quilômetros da meta. Impôs forte ritmo, abriu boa vantagem e pedalou aproximadamente 20 quilômetros sozinho, ganhando um dos prêmios de montanha da competição.

O brasileiro só foi alcançado antes da última subida do dia, um trecho de 8 quilômetros. Diniz se integrou ao pequeno grupo que o alcançou e começou a escalada. Mas, pouco a pouco, os atletas foram sobrando. Tom Danielson (Garmin-Sharp) abriu, venceu a etapa, com o tempo de 4h18min53, com Ben Hermanas (BMC) e Chris Horner (Lampre-Merida), que completaram o pódio em 2º e 3º, respectivamente.

Diniz com a camisa de atleta mais combativo da etapa

Diniz com a camisa de atleta mais combativo da etapa

Diniz  cruzou em 5º lugar, numa disputa com Wilco Kelderman (Belkin). Por sua combatitividade, conquistou a camiseta de atleta mais agressivo da etapa. “Foi uma etapa duríssima para todos. Eu estava bem e saí na fuga. Acabei ficando sem água e isto me afetou muito. Quando eu pedi água para um atleta que estava comigo, mas era de outra equipe, ele disse ‘para você não, vai atacar novamente’. Mas foi um grande dia e conseguimos mostrar que podemos conquistar bons resultados para o Brasil aqui nos Estados Unidos”, disse.

Na classificação geral, Diniz agora ocupa a 6ª colocação com o mesmo tempo do quinto colocado. Os dois estão a 2min07 do líder, o americano Thomas Danielson, campeão da etapa.