Bike teste: Fuji Sportif 1.1 Disc é perfeita para montanha e descidas velozes

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Bike teste: Fuji Sportif 1.1 Disc é perfeita para montanha e descidas velozes

Testamos a estradeira com quadro de alumínio e garfo de carbono que tem como principal atração os freios a disco

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A Fuji Sportif 1.1 Disc da marca japonesa que é uma das mais antigas do mundo

Do Bikemagazine
Texto de Marcos Adami – Fotos de Edmilson Bernardi

Rodar com uma bike de tradição secular é uma tarefa que exige certa reverência e respeito. A Fuji, marca que traz a montanha símbolo do Japão em seu logotipo, é uma das mais antigas marcas de bicicletas do mundo e continua a inovar. Tecnologia, confiabilidade e durabilidade são adjetivos que sempre acompanham os produtos da Terra do Sol Nascente e marcas como Honda, Mitsubishi, Nikon, Seiko, Citizen, Toshiba, Hitachi, Subaru, Shimano e tantas outras trazem quase que um atestado de qualidade em si.

As bicicletas Fuji nasceram em 1899 e encantam pela tecnologia. No Brasil, a marca é comercializada pela importadora Intac, de São Paulo, desde o início de 2013. Tivemos a oportunidade de testar com exclusividade um modelo 2014 da Fuji 1.1 Sportif Disc, uma estradeira com quadro de alumínio e garfo de carbono que tem como principal atração os freios a disco. Ainda novidade nas bikes de estrada, o componente tem um belo efeito visual e atrai olhares de quem conhece minimamente de bicicletas.

COMPONENTES
Mas não são só os freios a disco que chamam a atenção. Com um design arrojado e grafismo discreto, a Sportiff 1.1 Disc pertence à série “Endurance” da marca e tem uma geometria com traseira curta que torna a pedalada mais ágil e esperta ao mesmo tempo em que a frente alta garante uma pedalada prazerosa e confortável.

O quadro é feito com tubos de alumínio A2-SL hidroformados de dupla espessura, a direção de 1 1/2″ é integrada, o garfo de carbono FC-770 é do tipo “tapered” (cônico) e o movimento central Oval Concepts 520 BB86 (marca subsidiária da Fuji) de rolamentos selados é reforçado e garante rigidez ao quadro.

O quadro segue a atual tendência de bikes de estrada, que comportam pneus mais largos e podem encarar com facilidade trechos de terra. Os componentes mesa, guidão e fita, canote e selim são da Oval, com destaque para o torque de aperto, que vem gravado em vermelho.

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Frente alta garante conforto

A Sportif 1.1 Disc vem de fábrica com pneus Vera Helios, de 28mm de largura e 30PSI. O conjunto de transmissão vem com câmbio dianteiro Tiagra e traseiro Shimano 105 de 10 velocidades, cassete Sun Race de 11×32 dentes, que em conjunto com o pedivela compacto Oval Concepts 520 com braços 172,5mm e coroas 50×34 permite ao ciclista encarar praticamente qualquer subida de serra com tranquilidade. Os trocadores são os confiáveis Shimano 105 e as rodas Vera Corsa DPD22 são montadas com cubos Formula. A dianteira pesa 1,720kg e a traseira traseira 2,320kg, aferidas em balança digital. A bike completa pesa 10,54kg sem os pedais.

FREIOS A DISCO
Freios a disco em bikes de estrada vieram para ficar e a Fuji foi um dos primeiros fabricantes a oferecer essa opção em alguns modelos de suas bicicletas de estrada. O modelo testado estava equipado de fábrica com um conjunto Avid BB5 de acionamento mecânico, com rotor dianteiro de 140mm e de 160mm na traseira.

Apesar do sistema de acionamento por cabo não ser uma unanimidade entre os mecânicos, o funcionamento é notavelmente mais eficiente que os freios tradicionais por sapatas e exigem um certo cuidado durante a adaptação. Uma das poucas vantagens dos freios mecânicos em relação aos hidráulicos é a baixa manutenção, já que dispensam sangrias e trocas do fluido.

Bikes de estrada equipadas com freios a disco ainda não são permitidas em provas com a chancela da UCI, como campeonatos estaduais e nacionais e outros eventos oficiais. A entidade máxima do ciclismo mundial estuda a liberação das bikes com o componente, mas não há prazo definido.

CONCORRÊNCIA
A Fuji Sportif 1.1 Disc ocupa um nicho de mercado praticamente sozinha até o momento, pois não há outra estradeira com freios a disco nessa faixa de preço. Mas isso deve mudar em breve com a chegada dos modelos 2015 de outras marcas que já apresentaram modelos com freios a disco. A Sportif 1.1 Disc leva clara vantagem em relação a  modelos de outras marcas com preço de até R$ 6mil com freios de ferradura convencionais.

Os modelos abaixo se enquadram na mesma faixa de preço da Sportif 1.1 Disc.

Scott Speedster 30 – R$ 5.599 –  Shimano Tiagra 10 velocidades completo, garfo de carbono, 9,5kg (não aferido)
Cannondale Caad 8 6 – R$ 5.99 – Garfo de carbono, Shimano Tiagra de 10 velocidades, 8,9kg (não aferido)
Trek 1.5 – R$ 5.699 – Shimano Tiagra 10 velocidades, garfo de carbono, pedivela FSA, peso não divulgado
Merida Road Lite 903 –  R$ 5.399 – Garfo de carbono, Shimano Tiagra de 10V, pedivela FSA, 8,9kg (não aferido)

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Perfeita para o ciclista que gosta de encarar montanhas e descidas velozes

CONCLUSÃO
A Fuji Sportif 1.1 Disc é perfeita para ciclistas amadores e entusiastas do ciclismo de estrada que gostam de encarar estradas de montanha com descidas sinuosas e provas de endurance do tipo Granfondo e Audax. Amantes do cicloturismo também vão aprovar a Fuji Sportif 1.1 Disc, já que a bike vem preparada com furações no stay traseiro para a fixação do bageiro e alforjes e também de paralamas. A possibilidade de uso de pneus largos com a combinação de pedivela compacto e cassete grande é perfeita para cair na estrada.

GOSTAMOS
Preço
Visual
Freios
Coroa compacta e cassete de 32 dentes

NÃO GOSTAMOS
Fita de guidão na cor branca
Selim

Mais informações no site www.fujibikes.com.br