Com pista pronta, velódromo de Indaiatuba termina 1ª fase

HomeCiclismo nacional

Com pista pronta, velódromo de Indaiatuba termina 1ª fase

Bikemagazine conferiu projeto de ciclismo com pista de concreto de 250 metros e até 43 graus de inclinação em cidade do interior paulista

Ciclistas testam a pista do novo velódromo, em Indaiatuba

Ciclistas testam a pista do novo velódromo, em Indaiatuba

Dani Prandi / Bikemagazine
Fotos: Marcos Adami / Bikemagazine

A primeira fase de construção do velódromo de Indaiatuba, no interior de São Paulo, ficou pronta antes do tempo por causa da estiagem e a reportagem do Bikemagazine aproveitou a visita de inspeção de Ricardo Leyser, secretário de Esporte de Alto Rendimento, nesta sexta-feira (23 de outubro), para conferir o projeto.

Pista tem 250 metros e inclinação de até 43 graus

Pista tem 250 metros e inclinação de até 43 graus

Na pista de concreto de 250 metros alguns ciclistas, sob a supervisão do técnico Armando Camargo, enfrentavam o forte calor e as curvas com inclinação de até 43 graus. No ponto mais alto da curva, a altura em relação à parte plana é de 6,8 metros. A pista tem um total de 11,70 metros de largura, sendo 4 metros de área de escape.

O velódromo, ainda sem nome oficial de batismo, fica localizado numa parte nobre da cidade, no final da Avenida Eng. Fábio Roberto Barnabé, que circula o Parque Ecológico, local que já recebeu uma edição do Campeonato Pan-Americano de Ciclismo, em 2006, e onde é realizado anualmente o GP Ayrton Senna e, nesse ano, excepcionalmente, a ex-9 de Julho, agora chamada GP São Paulo.

Armando Camargo Filho, o Piá, da seleção brasileira de ciclismo de pista

Armando Camargo Filho, o Piá, da seleção brasileira de ciclismo de pista

Entre os ciclistas que testavam a pista estava Armando Camargo Filho, o Piá, filho de Armando Camargo e integrante tanto da equipe Memorial, de Santos, quanto da seleção brasileira de ciclismo de pista. Piá aprovou o velódromo e, principalmente, a oportunidade que terá de treinar ao lado de casa. “O novo velódromo vai agregar muito para a cidade e os atletas”, diz.

Na 1ª fase de obras, o Ministério do Esporte repassou R$ 975 mil, que foi somado à contrapartida do município. No total, foram gastos R$ 1,3 milhão. Na segunda fase, já iniciada, serão mais R$ 4,6 milhões (R$ 4,2 milhões do governo federal) para a conclusão do projeto, que inclui uma arquibancada coberta com capacidade para mil pessoas e instalações para os atletas, além de sanitários, ambulatório, lanchonete e outras salas para administração. As estruturas seguem os parâmetros estabelecidos pela UCI e a 2ª fase deve ser entregue em um ano e meio.

Primeira fase das obras teve verba de R$ 1,3 milhão

Primeira fase das obras teve verba de R$ 1,3 milhão; no detalhe, o túnel

Velódromo fica em área nobre de Indaiatuba, ao lado do Parque Ecológico

Velódromo fica em área nobre de Indaiatuba, ao lado do Parque Ecológico

“Nosso objetivo é a construção de um legado dos Jogos 2016. Buscamos a vocação das cidades para incentivar alguns esportes, como é o caso de Indaiatuba, que tem uma grande tradição no ciclismo”, conta Ricardo Leyser.

Para o secretário de Esporte de Alto Rendimento, porém, o ciclismo de pista, a modalidade que mais distribui medalhas em Jogos Olímpicos, vai precisar de mais algum tempo para formar novos talentos. “Serão necessários mais um ou dois ciclos olímpicos. Nos esportes com bicicletas, há mais chances para o Brasil, hoje, no BMX e no mountain bike”, afirma.

Uso da pista ainda está sendo estudado, mas deverá ser por agendamento

Uso da pista ainda está sendo estudado, mas deverá ser por agendamento

O secretário de Esportes de Indaiatuba, Humberto Panzetti, também presente na inspeção, adiantou que o município está em negociação com patrocinadores para criar uma equipe de ciclismo de pista. Por enquanto, a pista de concreto servirá tanto para os que já praticam o esporte quanto para descobrir talentos.

Vela lembrar que o ciclismo de pista exige equipamento adequado, habilidade e técnica. Ainda não está definido como será o uso do velódromo, mas já se fala em agendamentos prévios.