É hora do banho de lama: começa a temporada do ciclocross

HomeMais competiçõesCiclocross

É hora do banho de lama: começa a temporada do ciclocross

Até dezembro, calendário da UCI lista mais de 130 provas da modalidade

Zdenek Stybar, atual campeão mundial de ciclocross

Zdenek Stybar, tricampeão mundial de ciclocross

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

Começou a temporada do ciclocross. Pelo menos 130 provas com a chancela da UCI serão realizadas entre setembro e dezembro. O atual campeão mundial é o tcheco Zdenek Stybar, que já confirmou presença em algumas das corridas mais conhecidas pelos fãs da modalidade. A temporada mesmo só termina em fevereiro, depois de muita lama, neve e chuva no caminho dos atletas.

No calendário, a Copa do Mundo vai começar em Valkenburg (19 de outubro) e terá seis etapas, até terminar em Tabor, na República Tcheca, no dia 1 de fevereiro. Confira a agenda na página da UCI

Além da Copa do Mundo, outras provas costumam atrair os melhores, como a Superprestige e a Bpost Bank Trophee, ambas na Bélgica, um dos berços do esporte e terra-natal de Niels Albert e Sven Nys , dois dos atletas mais conhecidos da modalidade.

MODALIDADE
O ciclocross é uma das modalidades mais completas de todo o espectro do ciclismo e agrega elementos do mountain bike cross country e das provas de ciclismo de critério. As provas são disputadas em circuitos com obstáculos dos mais variados tipos e a tradicional foto do ciclista com a bike nas costas é a primeira imagem que vem à cabeça quando o termo ciclocross é mencionado.

Como o circuito não é muito longo e não exige trechos muito técnicos com grande diferença altimétrica, dá perfeitamente para a prova ser realizada numa área central e urbanizada de uma grande cidade.

Quer saber mais? Confira reportagem especial sobre ciclocross